Boatos sobre a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) em relação às eleições passaram a circular em aplicativos de mensagem, como o WhatsApp. Segundo as informações, votar no candidato Jair Bolsonaro serviria como prova de vida para o instituto. Tudo isso, é claro, não passa de mais um boato.
Votar na eleição é a única forma de prova de vida para aposentados?
A participação nas eleições servirá como prova de vida do INSS, no entanto existem várias outras formas; saiba quais.
Esse cenário de desinformação acontece após a autarquia anunciar mudanças na prova de vida para os segurados do INSS a partir do ano que vem.
Prova de vida do INSS
A prova de vida é um procedimento que tem como objetivo impedir pagamentos irregulares do INSS aos cidadãos brasileiros. É uma forma da autarquia assegurar que os depósitos serão feitos em contas de pessoas vivas.
Normalmente, para realizar a prova de vida o segurado deveria comparecer a agência bancária da instituição financeira pela qual recebe o benefício, ou nos centros de atendimento do INSS, uma vez ao ano.
Contudo, com a chegada da pandemia de Covid-19 no país, o serviço foi suspenso a fim de evitar riscos de contaminação. Desde então, o instituto não tem exigido mais a prática da prova de vida.
Diante dessa realidade, neste ano, a autarquia anunciou alterações na prova de vida, válidas a partir de 2023.
Mudanças na prova de vida do INSS
A partir do próximo ano, a prova de vida ficará sob responsabilidade do próprio INSS e não mais dos segurados.
Para isso, a autarquia fará um cruzamento de dados já registrados pelo Governo Federal. Dessa forma, atividades comuns do dia a dia servirão como prova de vida para assegurar a continuidade do pagamento do benefício. É aí que entra a participação nas eleições.
Participação nas eleições como prova de vida
Como o procedimento será realizado pelo próprio INSS, alguns bancos de dados poderão servir como prova de vida. Votar nas eleições é uma delas.
Ao exercer o voto, a autarquia entende que o segurado está vivo, já que essas informações são registradas pelos órgãos públicos.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Por isso, em 2023, quem votou nos pleitos de outubro deste ano, poderá ter a prova de vida realizada.
É importante ressaltar que a prova de vida será feita independentemente da escolha política do cidadão. Ainda, vale lembrar, que o voto é secreto por lei.
Mas, além das eleições, outras informações serão usadas pelo INSS para fazer a prova de vida, como:
- emissão de passaporte;
- emissão de carteira de identidade;
- consultas no SUS (Sistema Único de Saúde);
- carteira de vacinação;
- acesso ao aplicativo Meu INSS, dentre outras.
Imagem: rafapress / Shutterstock.com
Pode ser do seu interesse:
Pode ser do seu interesse:
