Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Walmart está fazendo queima de estoque com produtos rejeitados pelo Carrefour?

Alerta! Falso anúncio do Walmart promete ‘grande queima de estoque’. Descubra os erros por trás desse golpe que circula pelo Whatsapp

O Walmart é o protagonista de uma fake news que está circulando pelo Whatsapp. A mensagem afirma que o Walmart estaria fazendo uma “grande queima de estoque”, vendendo produtos rejeitados pelo Grupo Carrefour com 80% de desconto. A assessoria de comunicação do Carrefour, no entanto, desmentiu o conteúdo do texto e o suposto site de vendas “Liquida Mart”, mencionado na mensagem.

O texto está circulando pela internet desde o fim de 2021 e traz consigo informações confusas e várias incongruências. Por isso, separamos algumas informações na mensagem para que você fique atento e não caia em um golpe.

Incongruências na mensagem

Imagem da fachada de um prédio do Carrefour
Imagem: Veja / Shutterstock.com

O texto espalhado pelas redes sociais afirma, por exemplo, que o Carrefour comprou todas as lojas Walmart no Brasil e, por algum motivo, rejeitou uma grande quantidade de produtos importados. No entanto, a realidade é outra. O Grupo Big, que representava o Walmart no Brasil, anunciou uma grande reestruturação em 2019. Com isso, o grupo mudou o nome de várias unidades para BIG, e não Carrefour.

Outro erro apresentado no texto se refere à data em que o Walmart deixou de operar no Brasil. O texto afirma, erroneamente, que isso ocorreu em 2021. Porém, essa mudança aconteceu muito antes. Em 2018, o controle acionário da empresa foi adquirido em 80% pela Advent Internacional. Foi só dois anos depois que o Grupo Carrefour chegou a um acordo para adquirir o Grupo BIG, e não o Walmart.

Veja também:

Dia do Empreendedor: 15 atividades concentram mais da metade do números de MEIs no Brasil; confira

Qual é a real situação do Carrefour e Walmart?

A verdade é que o Grupo Carrefour no Brasil informou, em nota enviada ao UOL Confere, que o site é falso e que o Walmart já não está no Brasil há muito tempo. Em junho deste ano, a empresa de origem francesa comunicou que concluiu a conversão de 129 lojas do Grupo BIG. Portanto, a informação sobre o Walmart realizar uma ‘grande queima de estoque’ não passa de uma desinformação.

É mais um golpe circulando pela internet e pelo Whatsapp, e, infelizmente, muitas pessoas correm o risco de cair nele e perder seu dinheiro. Portanto, a dica é sempre procurar informações em fontes oficiais antes de realizar qualquer compra online.

Imagem: Veja / Shutterstock.com