WhatsApp é o canal digital mais utilizado pelos pequenas negócios para vendas
De acordo o Sebrae, o canal digital mais utilizado pelos pequenos negócios na hora de vender é o WhatsApp. Veja mais detalhes!
Com o objetivo de identificar o processo de Transformação Digital nos Pequenos Negócios no Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou uma pesquisa com 6.247 empreendedores dos regimes de Microempreendedor Individual (MEI), Microempresa (ME) e Empresa de Pequeno Porte (EPP).
Assim, foram ouvidos empreendedores de diferentes setores de atividades, sendo Comércio, Construção e Serviços. Dessa forma, o levantamento mostra que 99% dos pequenos negócios utilizam celular em suas transações. Veja mais detalhes da pesquisa do Sebrae!
Veja também:
Instagram é a rede social mais utilizada pelos pequenos empresários
Vendas pelo WhatsApp
Portanto, um dos questionamentos da pesquisa do Sebrae foi quais canais digitais a empresa utiliza para vender. Assim, as respostas foram:
- WhatsApp: 56%;
- Instagram: 43%;
- Facebook: 23%;
- Site próprio (na web): 12%;
- Mercado Livre: 4%;
- iFoof Gt Ninjas ou outros aplicativos: 3%;
- OLX: 2%;
- Magalu: 1%;
- Amazon: 1%;
- Não respondeu: 2%;
- Não realizamos nenhuma venda por canais digitais: 30%.
Então, de acordo com o levantamento do Sebrae, o canal digital mais utilizado pelos pequenos negócios na hora de vender é o WhatsApp (56%). Em seguida, aparece o Instagram (43%). Já quando o assunto são marketplaces, o Mercado Livre domina as vendas desse segmento (4%), seguido pela OLX (2%), Magalu (1%) e Amazon (1%).
Redes sociais mais utilizadas
Além disso, o Sebrae também questionou quais as redes sociais mais utilizadas pelos pequenos negócios. Confira as respostas:
- Instagram: 64%;
- Facebook: 41%;
- Site próprio (na web): 10%;
- LinkedIn: 6%;
- TikTok: 3%;
- YouTube: 2%;
- Twitter: 2%;
- Kwai: 1%;
- Não possui perfil/ página em nenhuma rede social: 27%.
Portanto, o Instagram é a rede social mais utilizada pelos pequenos negócios (64%), seguida pelo Facebook (41%). Sendo que o setor de Beleza é o segmento econômico que mais utiliza o Instagram (83%), seguido pelo setor de Indústria alimentícia (82%). Já os segmentos que mais utilizam o Facebook são: Indústria de base tecno (59%) e Turismo (59%).
Imagem: oasisamuel / Shutterstock.com