Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

WhatsApp pode ser suspenso no Brasil como ocorreu com o Telegram?

Nesta quarta-feira (26), a Justiça Federal do Espírito Santo bloqueou o aplicativo de mensagens Telegram em todo o país. Agora, os usuários do WhatsApp querem saber se o mensageiro da Meta também corre o risco de ser bloqueado.

A Justiça capixaba pediu ao mensageiro russo informações sobre grupos neonazistas que fazem parte da plataforma. Até o dia 20 de abril, a empresa tinha entregue apenas parte dos dados que a Polícia Federal solicitou. 

Ontem (25), o Telegram recebeu apenas mais 24h para entregar as informações, mas não o fez. Dessa forma, a Justiça pediu o bloqueio do aplicativo em todo o território nacional. Ainda hoje o app deve deixar as lojas oficiais da Apple e do Google. 

WhatsApp não corre o mesmo risco que o Telegram

Muitos usuários do WhatsApp estão com receio de que a Justiça faça a mesma coisa com o app da Meta. Contudo, as possibilidades de algo assim acontecer são mínimas. É importante ter em mente que o mensageiro russo está sendo punido por não cumprir ordens da Justiça. 

Portanto, desde que o WhatsApp ou a Meta não descumpram ordens e pedidos judiciais, o aplicativo de mensagens continuará em operação no Brasil. Além disso, o WhatsApp tem um histórico mais transparente quando o assunto é combate a fake news. 

Em contrapartida, o Telegram não se mostrou tão aberto às resoluções para coibir o compartilhamento de informações falsas da plataforma. Além disso, essa situação já rendeu críticas do próprio ministro da Justiça, Flávio Dino. 

Enfim, o que vai acontecer agora?

Enquanto o WhatsApp continua operando normalmente, no entanto, os usuários brasileiros não conseguirão acessar o app Telegram. Além do aplicativo sair das lojas oficiais, o próximo passo é notificar as operadoras para bloquear a sua atividade.

Dessa forma, mesmo quem já fez a instalação do Telegram não vai conseguir abrir o app. Por fim, não há um prazo para a conclusão do bloqueio nem para a normalização das atividades do mensageiro.

Imagem: Funtap / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital