Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

10 doenças que garantem aposentadoria por invalidez no INSS

Confira aqui dez enfermidades que dão direito ao benefício por incapacidade permanente do INSS e saiba quais são os critérios para a concessão!

Muitos segurados conhecem a aposentadoria por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas desconhecem as doenças que garantem esse benefício. Nesse sentido, os trabalhadores conquistam esse direito ao comprovar suas incapacidades permanentes para o exercício do trabalho.

Isso pode ser devido a uma patologia ou acidente que resultou em danos irreversíveis, por exemplo. Entretanto, há dez doenças que tornam os contribuintes elegíveis para a concessão do Benefício por Incapacidade Permanente. Portanto, siga na leitura para entender os critérios para essa concessão e conheça as enfermidades que garantem essa aposentadoria pelo INSS.

Quem tem direito à aposentadoria por invalidez?

Foto da fachada de um prédio da Previdência Social
Imagem: Sérgio V S Rangel / Shutterstock.com

Para que o INSS conceda a aposentadoria por invalidez, o segurado deve atender a certos critérios. Primeiramente, é essencial que uma avaliação médica pericial confirme sua incapacidade definitiva e permanente para o trabalho.

Além disso, o indivíduo precisa manter sua condição de segurado, ou seja, estar em dia com suas contribuições previdenciárias. Adicionalmente, ele deve cumprir um período de carência mínimo de doze contribuições junto ao INSS. No entanto, algumas situações o isentam desse requisito.

Veja também:

Afinal, o que é Tesouro IPCA+? Vale a pena investir?

Por exemplo, em casos de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho, ou ainda em situações envolvendo algumas doenças específicas previamente listadas pelo Ministério da Saúde, do Trabalho e da Previdência, o trabalhador fica desobrigado de cumprir o período de carência, desde que a condição seja grave, irreversível e incapacitante.

Quais são as dez doenças que garantem o benefício do INSS?

Conforme mencionado anteriormente, algumas doenças graves conferem o direito à aposentadoria por incapacidade permanente do INSS, dispensando a obrigação de cumprir o período de carência. Abaixo, apresentamos a lista dessas enfermidades:

  1. Alienação mental;
  2. Cardiopatia grave;
  3. Cegueira;
  4. Doença de Parkinson;
  5. Espondiloartrose anquilosante;
  6. Doença de Paget (osteíte deformante);
  7. Nefropatias graves;
  8. Paralisia irreversível e incapacitante;
  9. Radiação por medicina especializada;
  10. Síndrome da deficiência imunológica adquirida (AIDS).

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com