Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

123 Importados é golpe? Cuidado: Procon-SP notifica sobre não entrega de produtos

0

Nos últimos dias, você deve ter acompanhado na internet um site que vende produtos com valor bem abaixo do praticado no mercado. Trata-se da 123 Importados, que inclusive tem investido bastante em publicidade na TV, com anúncios divulgados na Band e em vários sites, que informam que a empresa seria supostamente confiável. Mas será que é confiável mesmo?

É provável que você também goste:

Governo começa a pagar trabalhador com salário reduzido. Saiba como consultar seu benefício

Caixa divulga as datas da 2ª e 3ª parcela do Auxílio Emergencial para beneficiários do Bolsa Família.

App Caixa Tem não funciona? Código para sacar auxílio emergencial pode ser gerado na agência

123 Importados é golpe?

Um dia desses eu pesquisava por preços de alguns produtos na internet e me chamou a atenção os baixos preços da 123 Importados. Fiquei na dúvida realmente se a loja seria confiável, e acabei decidindo não comprar por suspeitar do pagamento por boletos e por ler alguns relatos negativos quanto à entrega.

O site é bastante suspeito, pois o pagamento é feito através de boleto bancário, e não aparece um prazo específico de entrega. Ao consultar os termos, é possível verificar maiores informações. O prazo de entrega é fora da curva do que é praticado no mercado, e é previsto de 30 a 45 dias úteis, que pode se estender por até 90 dias úteis, dependendo da localidade do cliente.

Além disso, trata-se de um CNPJ bem recente. A empresa ONLINE INTERMEDIACOES LTDA foi fundada em 07/01/2020, de acordo com a consulta ao CNPJ.

Site 123importados.com opera com indícios de fraude

O jornalista Flávio Tasinaffo, no início de março alertou que o site 123 Importados opera com indícios de fraude. Nesta matéria, você pode conferir com mais profundidade a análise das suspeitas.

Através de uma investigação mais detalhada, o jornalista verificou a recente abertura da empresa (07 de janeiro de 2020), baixo capital social inicial (de apenas R$ 1.000), e que funciona em um co-working localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima 2369 – conjunto 1102. Além disso, o telefone cadastrado na Receita Federal não existe (11) 9999-9999 e o e-mail registrado é inválido.

Ademais, outro dado importante é que o sócio titular da empresa Online Intermediações Ltda, responsável pelo site 123importados.com, foi condenado pelo crime de tráfico de drogas e condutas afins no ano de 2009. A constatação foi possível observando os dados citados na JUCESP e no site do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, no processo criminal 0060478-09.2009.8.26.0050. O jornalista tentou contato com o sócio, visando o endereço apresentado na Receita Federal, mas não foi possível localizá-lo, já que ninguém sequer conhecia a empresa.

Reclame Aqui acumula reclamações sobre a 123 importados

No site Reclame Aqui, você pode conferir neste momento 1031 reclamações, quase 100% delas relacionadas ao atraso na entrega, mas quase todas com resposta.

No próprio site Reclame Aqui foi publicada uma matéria que alerta quanto a suspeita de fraude. São registros de pedidos de reembolso e cancelamento de compras, denúncia de golpe, arrependimento de compra, códigos de rastreio de mercadoria não fornecidos, falta de atendimento nos canais de comunicação e até denúncias de endereço inexistente, o que apontam para indícios de fraude.

O fundador e CEO do Reclame AQUI, Mauricio Vargas alerta sobre o golpe:

“Isso caracteriza golpe, só venda com boleto (recebimento é na hora), empresa sem descrição de “quem somos”, sem transparência. O consumidor precisa ficar atento a detalhes antes de comprar de marcas desconhecidas e buscar pesquisar sobrea empresa, sobre a oferta que divulga… antes de efetuar a compra. E claro, se infelizmente se sentir lesado, denunciar a empresa para evitar que mais consumidores sejam prejudicados”

Procon-SP notifica sobre não entrega de produtos

Primeiramente, após receber um grande volume de reclamações, o Procon-SP notificou a empresa ONLINE INTERMEDIACOES LTDA. (123 Importados) para que esclareça sobre problemas com a não entrega de produtos comercializados em sua plataforma, assim como as providências adotadas para saná-los.

De acordo com o Procon-SP, a empresa deverá informar:

  • quais produtos são comercializados pela empresa na plataforma de vendas e se eles são importados;
  • qual o prazo de garantia ofertado e como o consumidor pode acionar a assistência técnica, caso necessário;
  • quais os canais de atendimento disponibilizados ao consumidor;
  • se além das reclamações formalizadas junto ao Procon-SP, a empresa tem recebido outros questionamentos relacionados a não entrega, quais foram verificadas em 2020 e quais as providências adotadas para tratativa das demandas;
  • por quais razões o prazo de entrega é tão extenso (de 30 a 45 dias úteis);
  • como a empresa garante os preços ofertados com valor bem inferior ao de mercado e como é estruturada e mantida a política de descontos;
  • se tem autorização para a revenda de produtos da marca Samsung;
  • quais as modalidades de pagamento são disponibilizadas ao consumidor e por que não há oferta da possibilidade de pagamento mediante cartão de crédito ou outra modalidade diversa do boleto bancário.

A empresa tem 48 horas para responder ao Procon-SP.

Considerações finais

Se você ficou atentado pela publicidade e estava pensando em comprar algum produto desta loja, tudo indica que ela opera com suspeita de fraude. Portanto, não compre! Entretanto, caso você já tenha comprado algum produto e já tenha inclusive realizado o pagamento, entre em contato imediatamente com o banco indicado no boleto para que a instituição financeira tente bloquear o repasse do valor pago à 123 importados, ou ainda para um eventual ressarcimento do seu dinheiro. Cabe ressaltar que pagamentos em boletos, o dinheiro entra automaticamente na conta da empresa, e você somente poderá recuperá-lo através da própria empresa ou através de ação judicial. Muito diferente do pagamento por meio de cartão de crédito, que você pode estornar o valor, sem maiores problemas, caso não receba o seu produto.

É provável que você também goste:

App Caixa Tem não funciona? Saiba como resolver o erro da tela branca

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

imagem: Antonio Guillem via shutterstock

Comentários
Carregando...