Jornada Reduzida? Saiba quanto você pode receber de 13° salário

0

Com a pandemia do covid-19, muitos países tiveram impactos negativos em suas economias e também nos empregos. É o caso do Brasil, que teve que enfrentar uma crise que colocou em sério risco muitas empresas e milhões de empregos. Assim, para não chegar a esse extremo e optar pela demissão em massa, muitos empresários decidiram reduziram a jornada e o salário dos funcionários, ou até mesmo suspenderem. E os efeitos disso também serão sentidos agora, no pagamento do 13° salário. Se você passou por essa redução e quer saber quanto você vai ganhar de 13º, continue lendo.

É provável que você também goste:

Caixa deposita hoje auxílio emergencial para nascidos em junho

Méliuz promove ação especial para o Dia dos Solteiros, com Americanas.com oferecendo 5% de cashback

60% dos investidores ainda não sabem o que é Open Banking

Saiba quanto você pode receber de 13° salário

Como já falamos, o trabalhador que foi afetado pela redução de jornada deve ter, consequentemente, passado por uma redução salarial. Assim, para ter acesso ao 13º salário, a lei determina que o empregado tenha trabalhado por pelo menos 15 dias. Por isso, a melhor forma de entender esse valor é calcular o quanto você trabalhou de acordo com a redução proporcional de 25%, 50% ou 70%.

Ou seja, se você trabalha 40 horas por semana e teve uma redução de salário e jornada de 25%, você acabou trabalhando 6 horas por dia. Então, em 20 dias de seis horas por dia você completou os 15 dias de oito horas trabalhadas e tem direito ao 13º salário.

Por outro lado, quem teve redução superior a 50%, já sofrerá mais na hora de fazer contas. Assim, quem passou oito meses com corte de 50%, por exemplo, teria direito a apenas 4/12 (ou um terço) deste benefício extra.

E no caso de suspensão da jornada de trabalho?

Para quem teve suspensão de contrato durante a pandemia de covid-19, a situação é similar ao caso de quem teve o contrato reduzido em 50% e 70%. A única mudança é que, como a base do 13º leva em conta o salário de dezembro, com o contrato suspenso, o valor dele é zero. Dessa forma, é possível interpretar que o trabalhador simplesmente não tem direito ao benefício, e o empregado deve contar com a compreensão do empregador.

Enfim, você gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc.

Imagem: SritanaN / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar