Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

1,5 milhão de servidores estaduais estão em risco de não receber o 13° salário

Pelo menos 1,5 milhão de servidores estaduais correm o risco de não receber o 13° salário. Os governos de Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte não possuem dinheiro em caixa para o pagamento dos funcionários, mas dizem estar tentando arrumar recursos para cumprir com o compromisso.

1,5 milhão de servidores estaduais estão em risco de não receber o 13° salário

Os governos estaduais e o Distrito Federal foram procurados pelo jornal O Estado de S. Paulo para saber se o 13° salário está garantido neste ano. Do total, 16 responderam quais estratégias estão se utilizando para sair da crise.

Leia também:

Governadores querem acabar com estabilidade de servidores públicos.

Por que o empréstimo consignado é sem consulta ao SPC e Serasa?

O empréstimo sem consulta ao SPC e Serasa do Agibank é confiável?

No entanto, os casos mais graves está naqueles que não conseguiram sequer quitar o benefício de 2017. O RS pagou, no mês passado, a décima parcela (de um total de 12) do 13° do ano passado e avisou que não tem dinheiro para o benefício de 2018. Somado a isso, o salário de outubro que era pra ter entrado no dia 31, ainda não foi pago.

O Rio Grande do Norte é outro estado em situação fiscal preocupante porque não conseguiu pagar o 13° de 2017 para o servidor que ganha acima de R$ 5.000. Já para quem recebe menos, o governo conseguiu pagar ao longo do ano até setembro. Já sobre o pagamento de 2018, não há qualquer posição do governo estadual.

O governo de Minas afirma que a questão será discutida entre os representantes do governo estadual e dos sindicatos dos servidores públicos do Poder Executivo, mas a data ainda não foi definida. Já são dois anos e meio que os funcionários do estado recebem os seus salário de forma parcelada todos os meses. Neste ano, os atrasos passaram a ser mais rotineiros. Em 2017, o 13° salário foi parcelado em quatro vezes. O estado de Minas Gerais tem uma das maiores folhas de pagamento do país, de R$ 2,1 bilhões. Ao todo, são 609 mil funcionários, dos quais 42% são aposentados.

Acordo

O estado do RJ fechou um acordo de ajuda financeira com o governo federal no fim de 2017. Com isso, disse que está trabalhando para cumprir com o pagamento do 13° salário dentro do prazo legal, que é dezembro. Entretanto, fontes ouvidas pelo jornal O Estado de S. Paulo afirmam que não há garantia de que realmente tenha dinheiro suficiente para fazer todos os pagamentos. Além disso, o governo do Rio não consegue pagar a remuneração no mesmo ano desde 2016. Por exemplo, o de 2016 foi quitado em dezembro do ano passado e o de 2017, em janeiro e abril de 2018.

Pelo menos, depois do acordo com o governo federal, o Rio de Janeiro tem conseguido pagar os salários em dia. Porém, isso não acontece com o governo do Rio Grande do Norte, por exemplo. Pois os servidores estaduais não sabem nem o dia que os seus salários serão depositados.

Gostou da notícia?

Então nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará nossos artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.