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3 milhões de pedidos contra bancos foram registrados na plataforma Não Me Perturbe

Desde sua criação em 2 de janeiro de 2020 até 26 de abril de 2022, a plataforma Não Me Perturbe registrou 2.933.115 solicitações de bloqueios de ligações indesejadas de bancos e afins, de acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).

Ainda segundo a entidade, as solicitações de bloqueios realizados para todas as instituições financeiras totalizaram, no período, 2.289.375 registros, o que corresponde a 78,1% do total. Os pedidos foram distribuídos entre clientes de todas as regiões do país, da seguinte forma:

  • Região Sudeste – 53,56%;
  • Região Sul – 18,12%;
  • Região Nordeste – 14,48%;
  • Região Centro-Oeste – 10,39%; e
  • Região Norte – 3,44%.

Levando em conta a distribuição por estado, o que registrou maior número de pedidos de bloqueio foi São Paulo, com 864.246, seguido por Minas Gerais, com 334.266 pedidos, e o Rio de Janeiro com 313.422.

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Ação dos bancos

Com o intuito de diminuir a quantidade de reclamações contra ligações indesejadas, os bancos têm negado propostas de contratação de empréstimo consignado enviadas por correspondentes bancários em nome dos consumidores cadastrados na plataforma Não Me Perturbe, afirma a Febraban.

Além disso, a entidade dá dicas para contratar crédito de maneira segura. Veja abaixo as orientações:

  • Antes de contratar o produto, peça para fazer uma simulação;
  • Nunca decida com pressa;
  • Desconfie de propostas exageradas;
  • Não faça depósitos antecipados para receber o empréstimo;
  • Nunca assine nada sem ler;
  • Procure os canais de relacionamento do banco em caso de devolução de crédito consignado por arrependimento ou contratação não solicitada; e
  • Nunca faça depósitos em contas de terceiros.

Como cadastrar meu número no “Não Me Perturbe”?

O cadastro poderá ser feito no site, onde uma vez cadastrado um telefone fixo ou móvel pelo consumidor, os Bancos (e/ou seus respectivos Correspondentes selecionados) e as Prestadoras de Serviços de Telecomunicações participantes do serviço não poderão efetuar nenhuma oferta de operações de Empréstimo Consignado e Cartão de Crédito Consignado (Bancos) ou oferta de Telefone móvel, telefone fixo, TV e Internet (Prestadoras) para este número de telefone.

Para cadastrar seu número basta seguir os passos abaixo:

  • Clicar em “Quero me cadastrar”;
  • Preencher as informações solicitadas;
  • O usuário receberá um e-mail para validar o cadastro;
  • Efetuar o login;
  • Clicar em “Novo bloqueio”;
  • Inserir o número de telefone;
  • Selecionar as empresas de serviços de telecomunicações e instituições financeiras que não deseja receber chamadas;
  • Clicar em “Não sou Robô”;
  • Em seguida validar com o número enviado através de SMS;
  • Pronto, será emitido um comprovante de solicitação de bloqueio.

O prazo para efetivação do bloqueio é de 30 dias a partir da data da solicitação.

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Imagem: fizkes / Shutterstock.com