Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

33,61% dos investimentos estão alocados em ações, aponta fintech Fliper

A pandemia de covid-19 trouxe incertezas, mas também oportunidades aos investidores brasileiros. Conforme levantamento da Fliper, que possui um aplicativo que agrega todos os investimentos do usuário de forma automática e gratuita, o investimento em ações segue na preferência de seus usuários, com praticamente um terço das alocações (33,61%) contra 36,27% em 1º de março de 2020.

Em segundo lugar, aparece a renda fixa pós-fixada, com 22,09%. Na sequência, em terceiro lugar, ficaram fundos multimercados, com 19,16%. Ambos os investimentos apresentaram crescimento em relação ao início de março, quando possuíam 20,15% e 17,18% das alocações, respectivamente. Por fim, os fundos imobiliários, com 8,47% (eram 10,01%), e renda fixa indexada à inflação, com 7,59% (antes 8,26%), completam o top 5.

É provável que você também goste:

Vai começar a investir? Os fundos de investimentos podem compor sua carteira

Nexoos lança aplicativo gratuito para investidores individuais (P2P)

Banco Inter envia notificações aos usuários e já iniciou o processo de integração com PIX

Além disso, o estudo também mostra os ativos preferidos dos brasileiros: as ações da ITSA4 (Itaúsa) ocupam a primeira posição, seguida pelas aplicações de renda fixa Tesouro Selic, CDB DI e Tesouro IPCA+ 2035 e a ação da PETR4. A pesquisa foi feita em cima da base de usuários do app da empresa, totalizando mais de 100 mil contas de investimentos e R$ 10 bilhões em patrimônio mapeado.

Ademais, a lista dos investimentos dos brasileiros durante a pandemia ainda contempla: renda fixa prefixada, com 3,8% (3,45%); conta corrente, com 3,31% (2,88%); dólar, com 1,53% (1,41%); e ouro, com 0,44% (0,39%). Os valores em parênteses remetem ao percentual antes da pandemia, em 1º de março de 2020.

Afinal, onde estão alocados os investimentos dos clientes da Fliper?

Por fim, a Fliper também levantou os ativos preferidos dos brasileiros em diferentes categorias no mês de julho. Confira:

Ranking de ativos (geral)
  1. ITSA4 (Itaúsa)
  2. Tesouro Selic
  3. CDB DI
  4. PETR4 (Petrobras)
  5. Tesouro IPCA+ 2035
Ranking de renda fixa
  1. Tesouro Selic
  2. CDB DI
  3. Tesouro IPCA+ 2035
  4. Trend Pós Fixado RF Simples (XP)
  5. Itaú Privilège RF Ref DI
Ranking de fundos multimercados (FIM)
  1. Kapitalo Kappa
  2. Bahia AM Marau
  3. Gripen Advisory (SPX Nimitz)
  4. Legacy Capital
  5. Occam Retorno Absoluto
Ranking de ações
  1. ITSA4 (Itaúsa)
  2. PETR4 (Petrobras)
  3. VVAR3 (Via Varejo)
  4. BBAS3 (Banco do Brasil)
  5. BBDC4 (Bradesco)
Ranking de fundos de ações (FIA)
  1. Alaska Black
  2. Equitas Selection
  3. Brasil Capital 30
  4. Constellation Institucional
  5. Moat Capital
Ranking de fundos imobiliários (FII)
  1. XPML11 (XP Malls)
  2. VISC11 (Vinci Shopping Centers) HGLG11
  3. HGLG11 (CSHG Logística)
  4. XPLG11 (XP Logística)
  5. BCFF11 (BTG Fundo de Fundos)

Vale ressaltar, no entanto, que esse levantamento tem cunho apenas informativo e não se trata de recomendações de investimentos. Afinal, ações, fundos imobiliários e multimercados envolvem ativos de renda variável e têm risco de perda financeira.

Sobre a Fliper 

Lançada em 2018, a Fliper é uma plataforma que consolida investimentos de bancos e corretoras de forma automática e gratuita. No aplicativo, é possível acompanhar, por exemplo, gráficos de rentabilidade da carteira, evolução do patrimônio, notícias dos principais portais financeiros, entre diversas outras funcionalidades. Atualmente a fintech mapeia mais de R$ 10 bilhões em investimentos e mais de 100 mil contas cadastradas.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: solarseven / Shutterstock