Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Inter envia notificações aos usuários e já iniciou o processo de integração com PIX

Conforme já noticiamos aqui, o PIX está cada vez mais perto de se tornar realidade no Brasil, e muitos bancos já estão se preparando para essa novidade. O Banco Inter, por exemplo, já iniciou o processo de integração com o PIX e enviou notificações para alguns de seus clientes. Confira mais detalhes nessa matéria!

É provável que você também goste:

Banco Original está pronto para cadastramento de clientes no PIX, novo sistema de transferências e pagamentos instantâneos no Brasil

Limpa Nome Serasa: dívidas podem ser renegociadas nos Correios, mesmo com a greve?

O que acontece se você perdeu o prazo para desbloquear o Caixa Tem na agência?

Recentemente, o Banco Inter começou a enviar notificações para seus clientes, informando que já é possível fazer um pré-cadastro do PIX. Na mensagem, que você pode conferir na imagem abaixo, é informado que o acesso à chave do Pix estará disponível em 5 de outubro. Por enquanto, a previsão do Banco Central para o lançamento do PIX é para novembro de 2020.

notificacao do Banco Inter sobre PIX
Imagem: Rony Max

De acordo com a mensagem enviada pelo Banco Inter, o CPF do cliente será a chave do PIX. Entretanto, no Menu do PIX será possível criar novas chaves (e-mail, número do celular e Endereço Virtual de Pagamento são outras opções). Com a chave do PIX, é possível receber e fazer transferências para qualquer banco, em qualquer dia e horário (inclusive feriados e finais de semana).

O que é o PIX?

O PIX é uma solução de pagamentos instantâneos, criada e gerida pelo Banco Central (BC). Sua principal vantagem é a rapidez nas transferências e a praticidade, afinal o PIX funcionará 24 horas por dia, em qualquer dia do ano.

Embora seja uma alternativa aos DOCs e às TEDs, essas formas de transferência continuarão existindo.

No caso do Banco Inter, o PIX será disponibilizado no aplicativo do banco. Outras instituições financeiras certamente também oferecerão a opção de uso do PIX em seus aplicativos.

Como os clientes do Banco Inter poderão fazer pagamentos pelo PIX?

Fazer um pagamento via PIX será muito simples, de modo que o procedimento pode ser feito de várias formas diferentes, como, por exemplo:

  • Lendo um QR Code com a câmera do seu smartphone, na opção de fazer um PIX no aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento;
  • Abrindo um link enviado pelo recebedor; ou
  • Informando uma chave para endereçamento, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular do recebedor, por meio da opção disponibilizada por sua instituição financeira ou de pagamento no aplicativo instalado em seu smartphone.

Embora não seja o padrão esperado, por sua pouca praticidade e demora, há também a opção de digitar manualmente os dados da conta transacional do usuário recebedor, como ocorre hoje para iniciar uma TED ou DOC.

Ao finalizar o pagamento com o PIX, o cliente do Banco Inter receberá um comprovante do pagamento.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem destacada: Julio Ricco / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...