Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

3,5 mil vagas para tirar a CNH de graça estão abertas; veja como se inscrever

Confira os critérios para saber quem pode solicitar a carteira de motorista de graça e como participar da iniciativa!

Quem busca uma oportunidade para obter a carteira de motorista de graça e mora no Espírito Santo já pode se inscrever no programa CNH Social instituído pelo governo capixaba.

Há 12 anos em funcionamento, para 2023, o foco da iniciativa são pessoas de baixa renda e, de acordo com o poder público do ES, serão 3,5 mil vagas no primeiro semestre e outras 3,5 mil após julho. Dessa forma, o objetivo do programa será atender 7 mil pessoas apenas este ano.

Passo a passo para se inscrever na CNH de graça no Espírito Santo

A inscrição para o Programa Carteira Nacional de Habilitação Social precisa ser feita, de forma exclusiva, pelo site do Detran-ES.

É preciso que os interessados escolham entre as habilitações na categoria A (motocicleta) ou B (carro). Por sua vez, os habilitados nestas classificações também poderão solicitar a mudança de CNH para a categoria D ou E.

O preenchimento do formulário estará disponível até o dia 14 de abril e as vagas foram distribuídas, segundo o governo do Espírito Santo, da seguinte forma:

  • 1400 vagas para primeira habilitação na categoria A ou B;
  • 700 vagas para adição da categoria A ou B;
  • 1400 vagas para mudança de categoria D ou E.

Quem pode tentar obter a CNH de graça no ES?

Antes de acessar o site e se inscrever para a CNH de graça, é obrigatório que o interessado esteja com a inscrição ativa no CadÚnico. Além disso, a atualização de dados precisa ter sido realizada antes da data de 10 de março de 2023.

Quem não cumprir os requisitos pode solicitar um novo pedido na nova etapa do programa, que ainda não possui data mas acontecerá no segundo semestre deste ano. As inscrições que apresentarem divergências em relação aos critérios do programa serão invalidadas automaticamente.

Por fim, é importante explicar que a lista final dos aprovados terá divulgação no dia 20 de abril, a partir do meio-dia. Caso os selecionados não preencham todas as vagas, haverá uma única chamada adicional no dia 12 de junho.

Imagem: rafapress/shutterstock.com