Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conheça melhor as 4 fases do Open Banking no Brasil

O Open Banking se divide em 4 fases. Atualmente, o Brasil iniciou a etapa 2.

O Banco Central está implementando no Brasil o sistema de Open Banking. Em suma, esse sistema promete transformar a vida financeira das pessoas. Além disso, pretende aumentar a concorrência entre as instituições, bem como a oferta de produtos e serviços. Dessa forma, o consumidor vai ter mais acesso a crédito, com um preço justo e uma melhor experiência. Por isso, confira abaixo as 4 fases do Open Banking. 

5 golpes que podem aumentar com o início do Open Banking

Conheça melhor as 4 fases do Open Banking no Brasil

O sistema se divide em 4 fases. Atualmente, o Brasil está na etapa 1. Já a fase 2, teve início nesta sexta-feira (13). Confira abaixo, uma explicação sobre cada etapa. 

Fase 1: Compartilhamento de informações da instituição

A etapa 1 do Open Banking foi finalizada no 1º semestre. Nessa fase, as instituições compartilham as suas informações próprias. Tais como os seus canais de atendimento, a localização de agências e dos caixas eletrônicos, bem como os produtos que oferece. 

Fase 2: Compartilhamento de dados dos clientes entre instituições

Na etapa 2 do Open Banking, o cliente precisa autorizar o compartilhamento dos seus dados entre as instituições. Os dados incluem as informações de cadastro, as transações em conta, as operações com o cartão, entre outros. Dessa forma, o cliente precisa autorizar o repasse de informações tanto para a instituição de origem, como para a instituição que pede as mesmas. 

Fase 3: Compartilhamento de serviços de pagamento

Na fase 3 do Open Banking, ocorre o compartilhamento de serviços de pagamentos. Ou seja, os clientes podem movimentar as suas contas através de iniciadores de pagamento, e por outras instituições financeiras. A partir dessa novidade, os clientes podem centralizar as suas ações financeiras em um único app, e assim não perdem tempo com transações e trocas de plataforma. 

Fase 4: Expansão para outros produtos e serviços financeiros

Por fim, na fase 4, o Open Banking vai se tornar o Open Finance. Ou seja, o compartilhamento de dados vai para além das transações financeiras em conta. E assim, vai complementar os outros serviços como os investimentos, os seguros, o câmbio, o crédito imobiliário, entre outros.

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: ra2 studio / shutterstock.com