Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

4 truques que os lojistas aplicam para você gastar mais

Você já entrou em alguma loja apenas para “dar uma olhadinha” e acabou levando mais do que deveria? Saiba quais são as estratégias para te conquistar.

Ir às compras pode ser o paraíso para alguns e o terror para outros. Desde o cheiro da loja até os produtos colocados em exibição na fila do caixa, tudo foi pensado para fazer você gastar mais. Já que a primeira impressão é a que fica, vale a pena pensar em cada detalhe para criar um momento prazeroso. 

Durante a pandemia da Covid-19, o comércio em todo o país vivenciou uma queda nas vendas físicas e um aumento no e-commerce. Segundo dados do IBGE, o comércio varejista teve uma queda de 0,6% entre os meses de outubro e novembro do ano passado.

Com a reabertura das lojas e a retomada gradual das atividades, o comércio busca se reinventar para conquistar o comprador. Para isso, a preocupação em construir um ambiente agradável e aconchegante aumentou, buscando oferecer uma experiência de compra que não é encontrada em compras online. 

Confira algumas dos truques utilizadas para te fazer gastar mais

  1. Ambiente aconchegante e bem iluminado

Nada melhor do que entrar em uma loja com uma decoração bonita, não é? Especialmente se o ambiente tiver sido pensado para combinar com os produtos que são vendidos. Desde o cheiro e a cor das paredes podem fazer com que o cliente resgate alguma memória e se sinta em casa.

A iluminação também faz toda a diferença. O jogo de luz para realçar os produtos, seja para mostrar detalhes importantes ou para valorizar aquele elemento na composição. Valorizar o produto e criar o desejo no objeto é o primeiro passo para concluir uma venda.

2. Bom atendimento

Não basta ter uma loja linda, precisa oferecer um atendimento de qualidade. Ninguém gosta de entrar em uma loja e ser seguido pelo vendedor, sentindo-se forçado a comprar algo. Uma equipe prestativa e educada, que sabe respeitar o limite do cliente, faz toda a diferença. 

3. Produtos posicionados em locais estratégicos

Quem nunca pegou um produto aleatório enquanto esperava na fila para o caixa? Desde chocolates, doces, produtos de higiene íntima, meias e até itens de papelaria. Enquanto você espera e dá uma olhadinha no que tem disponível, provavelmente ficará tentado a levar algo a mais.

4. Produtos para degustação

Você entrou na loja para comprar um determinado produto mas viu uma opção diferente para degustação e decidiu provar. Se você gostar, provavelmente comprará o produto. Se não gostar, é provável que se sinta na obrigação de levar, só por ter experimentado. 

 Bônus: grandes promoções

Seja por meio de placas ou anúncios, você vai ficar sabendo quando determinada loja está na promoção. Talvez nem precise do produto que está de olho, mas como está custando menos que o normal, talvez valha a pena… e pronto, a compra foi feita. 

Imagem: Reprodução/Pexels