Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

5 Benefícios do Open Banking para o consumidor

Uma evolução bancária está acontecendo, e com elas várias mudanças

0

O termo é novo para a população, mas essa mudança histórica já está acontecendo há alguns meses. Neste artigo, esclarecemos o que é Open Banking e como você, consumidor, será beneficiado.

O que é Open Banking?

Em tradução livre, significa Banco Aberto. Mas fique tranquilo, o acesso não é tão livre assim, os dados são seus e quem decide quem pode acessá-los é você.

É como se fosse um shopping, com várias lojas oferecendo o mesmo produto, sem necessidade de cadastro para efetuar sua compra. Permite escolher qual delas oferece o melhor custo x benefício. Mas neste caso, são bancos.

Seja membro

Como funciona o Open Banking?

Atualmente, o histórico bancário é de domínio do banco. Caso você queira trocar de instituição, a relação se inicia do zero. Toda a sua movimentação fica restrita à instituição anterior.

Com o Open Banking, quem constrói o histórico de movimentações é você. Logo, pode-se buscar uma instituição que ofereça uma melhor proposta.

Dessa forma, há uma concorrência real e sem burocracia, pois os bancos são obrigados a melhorar suas condições e vantagens para conseguirem mais clientes e continuarem com os que já possuem. Você só tem a ganhar.

É seguro?

Fique tranquilo, o Banco Central garante total segurança, até porque o requisito primordial para o acesso aos seus dados é a sua autorização prévia.

Quando uma instituição estiver interessada em conhecer seu perfil, ela deve solicitar seu consentimento. Somente após sua liberação, acontece o envio de informações entre as instituições.

Preciso me cadastrar?

Não há cadastro, nem site ou aplicativo para o Open Banking. A primazia aqui é seu consentimento para compartilhar suas informações. Você decide quem e quando terá acesso a elas.

O processo será automático, sem nenhuma pegadinha ou burocracia. O Open Banking veio para minimizar a barreira de entrada em outra instituição, permitindo que o cliente escolha qual é a melhor condição para cada serviço financeiro.

Principais benefícios do Open Banking para o consumidor

Listamos 5 benefícios do Open Banking para o consumidor, conheça agora:

  1. As instituições vão correr atrás de ter você como cliente;
  2. Você pode escolher a melhor taxa para seu serviço sem estar preso na construção de relacionamento;
  3. Agora o consumidor pode ter vários serviços em instituições diferentes, ainda que não tenha conta aberta naquela instituição;
  4. A portabilidade de financiamento se torna facilitada;
  5. As instituições se veem obrigadas a oferecer a melhor tarifa, pois agora o cliente não está mais amarrado a elas.

Vale ressaltar que as instituições não são obrigadas a participar da nova modalidade.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo relacionado ao Open banking?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Profit_Image / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.