Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Descubra como resolver 5 erros comuns do sistema Pix

Usar o Pix costuma ser uma operação muito simples. Entretanto, assim como todo sistema, ele pode, por vezes, apresentar falhas. Diante disso, separamos para você, os 5 erros mais comuns que podem acontecer quando você tenta fazer uma transação via Pix. 

Para evitar golpes, Pix pode ter limitação flexível de horários

Descubra como resolver 5 erros comuns do sistema Pix

1 – Chave Pix no formato errado

Um dos erros mais comuns, é a tentativa de fazer um pix com uma chave incorreta. Ou seja, quando a pessoa digita o dado em um formato incompatível com aquele que o sistema aceita. Com isso, a transação não vai funcionar. 

Dessa forma, a instituição deve avisar que a transação não aconteceu porque ocorreu um problema no formato da chave Pix. Em outras palavras, você pode receber uma mensagem no seu app, semelhante a uma das abaixo:

  • “Transação não concluída. Formato da chave inválido”;
  • “Ocorreu um problema no formato da chave. Tente novamente”;
  • “Ocorreu um erro. Confira o formato dessa chave”;
  • “Seu Pix não foi concluído. Verifique o formato da chave informada”.

Em suma, nesse caso, é necessário revisar a chave informada, de modo a garantir que ela está em um formato válido, e escrito de forma correta. 

2 – Chave Pix não encontrada

Outro erro muito comum, é usar uma chave Pix, e o sistema não a encontrar. Isso pode acontecer tanto por um erro de digitação, quanto por realmente não existir o cadastro dessa chave. Dessa forma, você pode receber mensagens em seu app, parecida com uma das abaixo:

  • “Transação não concluída. Chave inexistente”;
  • “Chave não localizada. Tente novamente”;
  • “Ocorreu um erro. Não foi possível encontrar essa chave”;
  • “Pix não concluído. Verifique se a chave está correta”.

Nesse caso, você precisa conferir se digitou a chave Pix corretamente. E se o erro continuar, avise a pessoa que vai receber a transação, e peça uma nova chave. 

3 – Falha de comunicação com o sistema Pix

Ao tentar fazer um Pix e dar um erro por falha de comunicação, o sistema da sua instituição financeira não conseguiu trocar informações com o serviço do Banco Central. Assim, o app mostra pra você, uma mensagem semelhante a essas abaixo:

  • “Transação não concluída. Falha de comunicação. Tente novamente”;
  • “Seu Pix não foi finalizado. Tivemos problema técnico. Tente novamente”;
  • “Desculpe, tivemos um problema de comunicação. Tente novamente”.

Em suma, quando isso acontece, significa que o sistema está com alguma oscilação. Nesse caso, pode tanto ser o sistema do Pix, quanto o da sua instituição. Sendo assim, o mais recomendado é aguardar um tempo, e tentar novamente depois. 

4 – Erro na liquidação da transação

Outro erro comum é o da liquidação do Pix. Ou seja, a transação não aconteceu, porque você não tinha saldo suficiente na sua conta. Em suma, você pode receber alguma das mensagens abaixo:

  • “Pix não realizado, o saldo que você possui não foi suficiente”;
  • “Transação não concluída. Conta do destinatário indisponível”;
  • “Transação não concluída. Erro de processamento”;
  • “Desculpe, tivemos uma falha técnica. Tente de novo”;
  • “Esse Pix está levando mais tempo que o esperado e não pode ser concluído. Tente de novo”.

Nesses caso, a solução depende do que gerou o erro na liquidação. Por exemplo, se o saldo é insuficiente, é necessário por mais dinheiro na conta. Agora se a conta do destinatário está indisponível, é preciso checar com a pessoa os dados.

Por outro lado, se ocorrer um erro no processamento, falha técnica ou transação, ultrapassou o tempo máximo para ser feita, provavelmente o sistema está sofrendo oscilação. Neste caso, o ideal é esperar um pouco e tentar de novo. 

5 – Problema com QR Code do Pix

Por fim, se você tentar pagar um QR Code do Pix, o sistema pode apresentar alguns tipos de erros. Existem duas situações comuns nesse caso: o código se refere a uma chave inexistente, ou ele simplesmente perdeu o prazo de validade. Diante disso, o seu celular pode mostrar uma das mensagens abaixo:

  • “Transação não concluída. Falha de comunicação. Tente novamente”;
  • “Erro ao realizar o Pix. QR Code inválido. Faça uma nova tentativa”.

Nesses casos, é necessário avisar a pessoa, ou o estabelecimento que emitiu o QR Code, sobre o erro, e pedir um novo código. 

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com