Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Afinal, como o afastamento pelo INSS funciona?

Precisa de afastamento remunerado do trabalho, mas ainda não sabe como isso funciona no INSS? Descubra aqui.

Ninguém está imune a situações inesperadas que exigem um afastamento do trabalho pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Portanto, acidentes, problemas de saúde e licença-maternidade são exemplos do que pode te afastar do trabalho.

Eventualmente, somos confrontados com circunstâncias extraordinárias que podem impactar diretamente na nossa capacidade de trabalhar. Sendo assim, o afastamento pelo INSS é um tópico relevante. 

As dúvidas são muitas, especialmente no que diz respeito ao processo administrativo, desde a solicitação do benefício até a sua concessão. Por isso, é crucial entender de forma simples e objetiva o que é e como funciona um processo de afastamento pelo INSS.

O que é afastamento pelo INSS?

Profissional da saúde segurando dispositivo e logo da Previdência Social para pessoas com doenças autoimunes terem inss

Imagem: Guschenkova / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O afastamento pelo INSS é um direito do segurado(a) de receber suporte financeiro em razão da maternidade, acidente, doença ou invalidez. Em vez de recorrer à justiça, o afastamento pelo INSS garante alguns direitos.

Sendo assim, o segurado da previdência pode fazer um pedido diretamente ao instituto. Afinal, ele é o órgão responsável de pagar aposentadorias e outros benefícios aos segurados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Veja também:

CNH Social: veja se você tem direito e como solicitar

Como solicitar o processo de afastamento?

O processo de afastamento do trabalho pelo INSS envolve basicamente cinco etapas:

  1. Buscar atendimento médico;
  2. Comunicar a empresa;
  3. Solicitar benefício no INSS;
  4. Passar por perícia médica no INSS;
  5. Receber a concessão do benefício.

Depois de cumprida a carência, que é o número mínimo de contribuições previdenciárias exigidas, uma série de segurados pode ter direito ao afastamento pelo INSS. Isso inclui os empregados do CLT (urbano ou rural), autônomos e empresários.

Além disso, o Microempreendedor Individual (MEI), trabalhador avulso, segurado especial e segurados facultativos também estão neste grupo. Ademais, o primeiro passo é fazer login no Meu INSS, disponível para Android e iOS.

O que é pedido para o afastamento?

Para solicitar o afastamento pelo INSS, primeiro é necessário agendar o seu pedido de benefício aplicativo indicado. No entanto, é importante ter a documentação médica necessária, uma vez que o perito médico também analisará seus documentos.

Acima de tudo, todo segurado precisa estar ciente de que nada é garantido na vida e que, para isso, existe o afastamento pelo Instituto. A alternativa funciona como uma ajuda financeira para que você viva com dignidade durante o tempo de problema de saúde.

Imagem: Guschenkova / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital