Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como encontrar agência, conta e dígito verificador no cartão da Caixa

A Caixa é um dos maiores bancos brasileiros, com milhões de clientes espalhados pelo país. As diversas modalidades de conta fazem com que existam cartões diferentes e muitos podem ter dúvida na hora de achar informações importantes, como a agência, a conta e o dígito verificador. Aqui neste artigo, tire as suas dúvidas, e saiba como encontrar essas informações no seu cartão da Caixa.

É provável que você também goste:

Pronampe: linha de crédito pode se tornar permanente

Como encontrar as informações no cartão

Se você também está com dúvidas, continue lendo para não se perder mais na hora de fazer uma compra online ou passar sua conta para outra pessoa fazer uma transferência para você:

Número do cartão para compras online

A primeira coisa que você vê no seu cartão da Caixa é uma sequência de números em tamanho maior, na parte da frente. Normalmente são 16 dígitos, divididos em números de 4 dígitos. Esse número é o que identifica o seu cartão, ou seja, cada um tem o seu. Se você tem mais dependentes na sua conta, cada um terá um cartão com um número diferente, mesmo que eles pertençam à mesma conta bancária. Se você perder o seu cartão e pedir uma nova via, provavelmente ela virá com outro número nessa parte.

 

Número de agência, operação e conta no cartão da Caixa

Abaixo desse número maior que falamos anteriormente, estará o nome completo do titular da conta, em letras maiúsculas. E, abaixo disso, estarão as informações de agência e conta.

Nº da Agência

Primeiro, constará o número da agência, que é a filial da Caixa onde você criou a sua conta. Todo mundo que fez a conta no mesmo lugar terá o mesmo número de agência impresso no cartão. Eles são os quatro primeiros números a constar depois do nome do titular.

Operação

Depois, haverá três dígitos, mas eles não pertencem nem a agência nem à conta. Eles são o tipo de conta que você tem na Caixa, ou Operação. No caso, se for 013, isso significa que se trata de uma conta poupança.

Nº da conta

O próximo número, de oito dígitos antes do traço, é a sua conta. Esse número é único e é fundamental para que você possa receber transferências, TEds e DOCs de outras pessoas. Tenha esse número em mente. Todas essas informações você também irá precisar para acessar sua conta da Caixa pelo computador ou pelo aplicativo do banco para celular.

Dígito verificador (DV) ou algarismo de controle

Depois do traço, estará o DV da sua conta, que é o dígito verificador, de apenas um caractere. Esse é o número que identifica a sua conta e também é essencial para que você possa receber pela Caixa.

Também chamado de algarismo de controle, o dígito verificador é usado como um mecanismo de autenticação. Esse dígito serve para verificar a validade e autenticidade de um número. Em outras palavras, o dígito verificador verifica se o número da conta ou agência que foi inserido realmente existe ou é uma fraude.

O cálculo para criar o DV funciona a partir de métodos diferentes para cada sistema que faz uso do dígito verificador. Em um dos métodos, todos os números (menos o dígito) são multiplicados e depois divididos por 11. O resto da divisão é subtraído da base 11, sendo o resultado o dígito verificador. Já em outro método, é feita a soma dos dígitos das multiplicações. Por exemplo se uma multiplicação der 12, soma-se os dígitos 1 e 2 para o resultado 3. Depois, essa soma é dividida por 10 e, se o resto for diferente de zero, o dígito será 10 menos o valor do resto.

O DV deve ser usado toda vez que você fizer um depósito ou transferência para uma conta corrente ou poupança. Relembrando, esse dígito serve para confirmar que a conta e agência para as quais o dinheiro está sendo destinado realmente existem. Dessa forma, uma transação pode ser feita sem o risco de você enviar dinheiro para uma conta que não existe.

Tipos de conta na Caixa e suas operações

Existem vários tipos de contas na Caixa, para atender as diferentes necessidades dos brasileiros. As diferenças entre elas são as finalidades, os serviços prestados e as taxas. Confira quais são e os dígitos para não se perder na hora de passar usar informações bancárias para alguém:

  • 001 – Conta Corrente de Pessoa Física
  • 002 – Conta Simples de Pessoa Física
  • 003 – Conta Corrente de Pessoa Jurídica
  • 006 – Entidades Públicas
  • 007 – Depósitos Instituições Financeiras
  • 013 – Poupança de Pessoa Física
  • 022 – Poupança de Pessoa Jurídica
  • 023 – Conta Caixa Fácil
  • 028 – Poupança de Crédito Imobiliário
  • 032 – Conta Investimento Pessoa Física
  • 034 – Conta Investimento Pessoa Jurídica
  • 037 – Conta Salário
  • 043 – Depósitos Lotéricos
  • 131 – Poupança Integrada

Um aviso importante: durante as transações, o cliente da Caixa pode se deparar com um novo código, por exemplo 1288, 013-1288, PF-013/1288, ou algo do tipo. Isso é parte da modernização do banco e, em breve, os números de conta poupança passarão a ter um padrão único de 13 números. Até que a mudança aconteça, as transações podem ser feitas normalmente utilizando a operação 013, mesmo que venha acompanhada do número 1288.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará artigos sobre as fintechs, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Comentários
Carregando...