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Agência da Caixa é multada em quase R$ 100 mil por fazer cliente esperar; entenda

Uma agência da Caixa recebeu multa de quase R$ 100 mil por não atender clientes no prazo estipulado por lei. Entenda o caso.

Quem nunca se deparou com longas filas em agências bancárias? As demoras no atendimento são uma realidade incômoda para muitos clientes que buscam resolver suas questões financeiras de forma ágil, prática e eficiente. 

Assim, foi justamente por não atender a um consumidor dentro do tempo estipulado que uma agência da Caixa Econômica Federal recebeu uma multa consideravelmente expressiva do PROCON. Entenda a existência da infração e nessa situação.

Agência da Caixa recebe multa por demora no atendimento

A situação ocorreu durante uma fiscalização do órgão em instituições financeiras de Belo Horizonte. A agência em questão fica localizada no Bairro Luxemburgo e recebeu uma multa de R$ 96 mil.

O objetivo da fiscalização era verificar a qualidade dos serviços bancários. No caso específico dessa agência, os clientes aguardaram pacientemente por 22 minutos até o atendimento, ultrapassando o prazo máximo estabelecido de 15 minutos pela Lei Estadual nº 14.235/2001.

Diante da multa aplicada, a agência tentou se justificar, alegando problemas no fornecimento de energia elétrica na região e um movimento atípico de consumidores no dia da fiscalização, devido ao pagamento de auxílio. No entanto, o PROCON não aceitou as justificativas e afirmou que é responsabilidade do banco se planejar adequadamente, considerando estimativas de atendimentos em dias movimentados.

Além disso, o órgão ressaltou que a demora na fila não é apenas uma questão de incômodo, mas também de segurança para o consumidor. O tempo prolongado de espera pode gerar desconforto, estresse e até mesmo comprometer a segurança daqueles que aguardam para realizar suas transações financeiras.

Multa aplicada pelo PROCON visa assegurar a segurança e os direitos dos clientes da Caixa

Cabe destacar que o Código de Defesa do Consumidor afirma que um serviço é considerado defeituoso quando não proporciona a segurança esperada ao consumidor. Assim, o PROCON aplicou a multa como forma de garantir o respeito aos direitos dos clientes. Para além dessa medida corretiva, que as instituições bancárias se empenhem em oferecer um atendimento mais ágil e eficiente.

Nesse sentido, a expectativa é que a punição sirva como um alerta para as agências bancárias, incentivando-as a adotarem medidas que reduzam as filas e melhorem a qualidade do atendimento prestado aos clientes. Afinal, o acesso facilitado aos serviços bancários é essencial para a comodidade e o bem-estar financeiro de toda a população.

Nota oficial da Caixa sobre o caso

Por fim, a assessoria de imprensa da Caixa enviou ao Seu Crédito Digital uma nota oficial comentando sobre o caso. Sendo assim, confira a baixo o que o banco tem a dizer sobre o assunto.

“A CAIXA reforça que são valores essenciais do banco o respeito nas relações entre seus empregados e o público, bem como o atendimento com zelo, presteza e prontidão aos clientes e usuários. O banco realiza ações para aprimoramento contínuo do atendimento e para evitar filas em suas unidades. 

Em 08/08/2022, ocorreu interrupção no fornecimento de energia elétrica em Belo Horizonte, na região da Agência Luxemburgo (MG), com a consequente perda de conexão dos sistemas bancários e impacto no funcionamento da unidade naquele dia e no dia seguinte (09), data da notificação do Procon.

O banco ressalta que em todos os atendimentos são observadas as prioridades legais tais como, idosos, gestantes e pessoas com deficiência. A Agência Luxemburgo (MG) funciona das 10h às 16h e inicia a recepção qualificada dos clientes antes da abertura para pré-atendimento aos clientes preferenciais, distribuição de senhas, orientação sobre produtos, serviços e canais alternativos de atendimento CAIXA.

A CAIXA também disponibiliza aos clientes atendimento por meio dos canais remotos e digitais, como o Internet Banking CAIXA, o WhatsApp CAIXA (0800 104 0104) e os aplicativos CAIXA Tem, Cartões CAIXA, Habitação CAIXA, DPVAT, FGTS, dentre outros. Por telefone, os clientes podem contatar a Central de Atendimento CAIXA pelos números 4004 0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões). A lista completa de canais de atendimento está disponível em www.caixa.gov.br/atendimento.”

Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com