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Devido à COVID-19, agências bancárias restringirão entrada de clientes em SP

A orientação é que os atendimentos presenciais aconteçam apenas em casos indispensáveis, mas os demais devem ocorrer por meios digitais.

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A partir de segunda-feira (08/03), as agências de todo o estado de São Paulo funcionarão presencialmente somente em casos em que não possam ser resolvidos por meios digitais. O objetivo é evitar a aglomeração em ambientes fechados que, comumente, ocorre em bancos.

O anúncio sobre a restrição foi feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) logo após o registro do grande aumento de casos de COVID-19. Por isso, a restrição deve continuar até que a fase emergencial (conhecida como fase vermelha) termine. A previsão, por enquanto, é que termine em 19 de março.

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Atendimento presencial nas agências bancárias somente em casos excepcionais

A Febraban informou que fica a cargo dos funcionários das agências bancária quais casos podem ser considerados para atendimento presencial ou não. No entanto, o atendimento possuirá horário diferenciado para evitar ainda mais que haja aglomeração. Clientes que fazem parte do grupo de risco, como as gestantes e pessoas acima de 60 anos, terão um horário de atendimento exclusivo: das 09h às 10h. Já os demais clientes que não se enquadram no grupo de risco só poderão ter atendimento das 10h às 15h.

Por outro lado, as atividades que já foram consideradas como dispensáveis não estarão disponíveis nas agências. Os atendimentos estão disponíveis online pelo sites e aplicativos, onde oferecem quase todas as opções de transações financeiras do sistema bancário.

Cuidados que os bancos e agências precisam tomar

Conforme exigido nos protocolos de higienização na proteção contra o COVID-19, os bancos precisam oferecer equipamentos de proteção, além de testarem os funcionários para o coronavírus. 

Além disso, todos os bancos precisam reforçar a sinalização das agências e destacar a importância da distância mínima entre uma pessoa e outra. Cuidados com a higienização e o uso da máscara para clientes e funcionários também deverão ser reforçado. 

Por fim, se algum caso de contaminação for confirmado, as agências passarão pelo processo de higienização mais uma vez.

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Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com

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