Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cooperativas de créditos aumentam seu número de agências, já os bancos fazem o contrário

Saiba quais sãos os números e as estimativas para este ano.

0

Com a propagação da digitalização mais rápida e o crescimento do impacto da pandemia, bancos tradicionais têm reduzido o número de agências e funcionários. Por outro lado, as cooperativas de crédito, organizadas por acionistas, seguem na abertura de mais agências físicas e têm focado em atendimento personalizado, sem esquecer, também, dos avanços tecnológicos. 

Em 2021, o plano das cooperativas é abrir dezenas de agências em Santa Catarina através de nomes como Unicred, Sicoob, Viacredi, Sicredi, dentre outras. 

É provável que você também goste:

Bradesco fecha mais de 1.000 agências e demite milhares de funcionários

O Apple Pay agora tem compatibilidade com o cartão Woop Sicredi

Saiba tudo sobre o cartão de crédito Sicredi Mastercard Black

Apoio do Banco Central às cooperativas de crédito 

O Banco Central tem apoiado o aumento das cooperativas de crédito e diz que o plano é que elas correspondam a 20% do setor financeiro do país. No último relatório do Banco Central, de 2019, foi apurado que o setor contava com 9,4 milhões de associados, com acréscimo de 300 mil por semestre. 

Enquanto isso, o número de bancos tradicionais que buscam formas de reduzir despesas com encerramento de agências e demissões tem crescido durante a pandemia de COVID-19. O equivalente foi de mais de mil agências fechadas só no ano passado.

No início de 2021, o Banco do Brasil expôs um plano para a demissão de 5 mil trabalhadores e o encerramento de 361 agências, medida que ainda não foi executada por impedimento de sindicatos bancários, que recorreram à Justiça. 

Movimentações das cooperativas de crédito 

O plano do Sicoob Central SC/RS é de elevar os números de agências para mais 20 em Santa Catarina. Além disso, a cooperativa também planeja abrir outras 45 no Rio Grande do Sul e mais 5 no Paraná.

O Sicoob possui maior concentração na região sudeste do país e o planejamento é investir, pelo menos, mais R$ 30 milhões na região. O objetivo é oferecer aos associados um atendimento de alto padrão. 

A cooperativa recentemente alcançou o terceiro lugar no ranking de maiores instituições financeiras com elevado número de agências do país. Assim, ela possui, atualmente, cerca de 3.480 locais de atendimento. 

Contudo, os planos de investimento do Sicredi, ao mesmo tempo, são de abrir 31 agências em Santa Catarina em 2021 e 25 delas serão onde a instituição não está presente ainda. Ao todo no estado, a cooperativa conta com 154 agências, alocadas em 134 municípios. 

Para a implementação de novas agências, o investimento será de R$ 23 milhões, com abertura de 100 novos postos de trabalho. 

Planos de outras agências de crédito

Outra cooperativa que tem investido na expansão de seus negócios é a Central Unicred SC/PR, que atua fortemente na área da saúde. A previsão da Unicred é a abertura de mais  10 outras agências em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Assim, a instituição do sistema Ailos do Vale do Itajaí, Viacred, tem a pretensão de abrir mais 14 novos postos de atendimento. O plano é ter um acréscimo de 25% de cooperados, o que corresponde a 150 mil. O Ailos, que reúne várias cooperativas, acaba de alcançar 1 milhão de cooperados no Brasil inteiro.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

imagem: site / sicredi.com.br

Comentários
Carregando...