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Alerta de golpe na conta de água: veja como proteger seu bolso!

Novo alerta para golpe na conta de água. Nesta matéria você encontra dicas para se proteger e maneiras de reverter o golpe.

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) emitiu um alerta a todos os consumidores: um novo golpe na conta de água vem se popularizando. A recomendação da companhia é que os clientes redobrem a atenção na hora de buscar os canais de atendimento da Sanepar na internet. Assim, nas últimas semanas, golpistas estão criando sites que utilizam o nome da companhia.

O objetivo desses criminosos é aplicar um golpe na conta de água dos consumidores, enganando os clientes e roubando o pagamento das contas. Por isso, é melhor ficar atento para evitar dores de cabeça.

Cuidados para não cair no golpe da conta de água

Mãos no teclado do laptop e um alerta na cor vermelha.
Imagem: Pungu x / shutterstock.com

Na última quarta-feira (8), a Sanepar emitiu um alerta com recomendações para se proteger dos golpes. Desse modo, a companhia explicou que não envia QR Code ou chave PIX pelo WhatsApp, nem por SMS. Ou seja, o QR code fica disponível somente nas faturas e segunda via de contas.

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Dessa forma, ao fazer o pagamento via PIX, o consumidor deve ficar atento ao nome do destinatário. O pagamento não é direcionado para pessoas físicas ─ o destinatário correto possui o nome Cia de Saneamento do Paraná – Sanepar, cujo CNPJ é 76.484.013/0001-45.

Também é importante ressaltar que, ao acessar os canais de comunicação do órgão, deve-se prestar atenção para não cair em links e números falsos. O site oficial da Sanepar é www.sanepar.com.br, e o WhatsApp oficial é (41) 99544-0115.

Cai no golpe, e agora?

Caso você tenha caído no golpe da conta de água, é possível entrar em contato com a instituição financeira que receberia o seu pagamento. Por isso, o Banco Central criou um sistema de “bloqueio preventivo” na conta do cidadão que foi vítima, mantendo a restrição por 72 horas.

Além disso, também é possível e recomendável abrir um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima. Para isso, você deve estar carregando todos os documentos que possam comprovar o golpe. Assim que o boletim for emitido, envie-o para a instituição financeira e abra uma contestação administrativa. Por fim, você pode pedir o reembolso diretamente pelo banco.

Imagem: Maridav / shutterstock.com