Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Perigo na 2ª via de contas de água e de luz: sites falsos são usados para aplicar golpes

Recentemente, criminosos estão aplicando golpes com a 2ª via de contas como água e luz, roubando informações pessoais. Veja e proteja-se!

Criminosos têm se aproveitado de pessoas que solicitam o pagamento da 2ª via de contas de água e luz por meio de sites falsos. A Kaspersky, empresa de segurança cibernética, compartilhou as informações sobre essa nova tentativa de golpe.

Há mais ou menos um mês, os golpistas estão patrocinando páginas falsas, que se parecem com a de empresas concessionárias dos serviços, para que estejam no topo da busca do Google. Com isso, enganam os consumidores a pagar os boletos “falsos”.

Como funciona o golpe da 2ª via de contas de água e luz?

Lâmpada e moedas sobre uma conta de luz.
Imagem: TanitJuno / shutterstock.com

Pela semelhança da página falsa com as verdadeiras, muitas vezes os consumidores não ficam atentos à URL de destino e acabam caindo nos golpes falsos. No entanto, essa “tática” trata-se do golpe de phishing, que usa os serviços como Sabesp, CPFL e afins para conseguir as informações pessoais dos usuários.

Assim, os golpistas usam os termos como “2ª via conta de água/luz” de tal empresa para conseguirem os acessos necessários. Por estarem no topo das pesquisas, as vítimas acham que se trata do site verdadeiro. Com as informações de acesso, os criminosos entram na conta verdadeira do usuário e retiram as informações de cobrança.

Desse modo, emitem um boleto falso, QR Code ou código Pix para enviarem para o pagamento das vítimas. Mas, não é só dessa maneira que os criminosos estão abordando e fazendo mais vítimas deste golpe da 2ª via das contas de água de luz. Confira a seguir.

Conheça outra forma do golpe

Os golpistas também estão conseguindo realizar o esquema via WhatsApp. Os sites falsos possuem um botão de “WhatsApp”, que redireciona o cliente para o contato direto com o criminoso, que consegue as informações pessoais simulando um robô de atendimento.

Veja também:

Incêndio PARA capital brasileira e assusta membros do Governo

Com isso, fazem o mesmo processo anterior: acessam os dados pessoais, entram no site correto e geram a 2ª via dos boletos de conta de luz e água falsificados. Por conta disso, é sempre importante ficar atento à URL do site em que você está buscando o boleto, garantindo que seja o autêntico. Além disso, não compartilhe as suas informações pessoais por meios não verificados.

Em caso de dúvidas, entre em contato com os canais oficiais da empresa, para se certificar de quaisquer cobranças que possam chegar em seu nome. Tenha, também, um software antivírus atualizado em seu computador, para que te alerte de qualquer perigo.

Imagem: TanitJuno / shutterstock.com