Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Starbucks vai fechar no Brasil? Saiba tudo sobre a crise na empresa

Após a polêmica envolvendo a operadora SouthRock, fãs da franquia Starbucks estão se perguntando se a empresa vai fechar no Brasil! Veja.

Desde o último dia 31 de outubro, clientes da Starbucks no Brasil estão com medo da marca fechar as portas. Na data, a operadora SouthRock Capital entrou com pedido de recuperação judicial (RJ), justificando problemas financeiros.

No entanto, o juiz Leonardo Fernandes dos Santos, da 1ª Vara de Falências de São Paulo, negou o pedido, e pediu mais informações sobre a documentação. Agora, na última terça-feira (07), ele antecipou alguns efeitos da RJ, protegendo parte do patrimônio da operadora.

Starbucks ainda corre risco de fechar no Brasil?

Fachada da cafeteria Starbucks e o logo da empresa.
Imagem: Instrumenta / Shutterstock.com

Até o momento da publicação desta matéria, o juiz continua analisando a documentação e não aceitou o pedido de recuperação judicial da SouthRock. No entanto, a operadora já está realizando algumas ações emergenciais para controle de gastos.

Assim, cerca de 40 unidades da Starbucks já fecharam no Brasil – de 187 unidades, agora são apenas 144 em funcionamento. Porém, ao ser procurada pelo G1 para um posicionamento, não houve nenhuma resposta por parte da empresa.

Veja também:

Correção do FGTS vai ocorrer somente em 2025? Entenda

Atualmente, a dívida da SouthRock com todas as marcas chega em um total de R$ 1,8 bilhão. De acordo com os documentos do caso, cerca de 80% disso tem a ver com cessões fiduciárias de recebíveis, que dizem respeito às receitas de seus restaurantes.

Motivos por trás do pedido de recuperação judicial

Ao solicitar a RJ, a empresa consegue impedir o fechamento total de suas portas. Desse modo, ela consegue continuar operando por um tempo, enquanto realiza negociações com os credores. Com isso, também, todas as dívidas ficam congeladas por um período de 180 dias.

Durante o processo, para evitar que lojas da Starbucks e Subway fechem para sempre no Brasil, a empresa passará por um processo de reestruturação. Algumas dessas definições são feitas pelo juiz do caso, para certificar-se de que a empresa seguirá os parâmetros estabelecidos.

Imagem: Instrumenta / Shutterstock.com