Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta do Procon sobre golpe do e-mail falso

Fique de olho! Procon faz alerta sobre golpe do e-mail falso. Saiba como identificar a fraude e se proteja!

A Procuradoria de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) é um órgão público presente em diversos municípios brasileiros. Sua principal missão é assegurar os direitos dos consumidores, fiscalizando e mediando conflitos nas relações de consumo. Sendo assim, um novo alerta emitido pela procuradoria avisa os brasileiros sobre o novo golpe do e-mail falso.

O Procon Campinas está emitindo um alerta, tanto para fornecedores quanto para consumidores, sobre golpes perpetrados por meio de e-mails falsos em nome do órgão. Por isso, é extremamente importante ficar atento aos remetentes de conteúdos que recebe. Confira mais detalhes!

Como identificar o golpe do e-mail falso?

Mãos no teclado do laptop e um alerta na cor vermelha.
Imagem: Pungu x / shutterstock.com

Para ajudar parte dos consumidores a não caírem neste golpe, existem alguns pontos importantes a se ficar atento. Entre eles:

  • Todos os e-mails com envio pelo Procon Campinas possuem a extensão @campinas.sp.gov.br. Portanto, se a mensagem não possuir essa informação, trata-se de uma fraude e você pode ignorar;
  • Além disso, as comunicações oficiais também ficam disponíveis no site oficial, através do login e senha cadastrados;
  • É aconselhável não clicar em links suspeitos ou fornecer dados pessoais, especialmente senhas, caso haja esse tipo de solicitação. Fique atento ao que você preenche.

Alerta do Procon sobre golpe

Recentemente, entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, o Setor de Atendimento da sede administrativa recebeu inúmeros contatos relacionados ao golpe do e-mail falso, que usa o nome do Procon. Os e-mails apresentam links, afirmando uma “verificação de informações”, mas, na verdade, são armadilhas para obter dados dos usuários, como senhas de cartões ou informações sensíveis.

Veja também:

Decisão da Anatel pode ACABAR com lojas da Vivo, Tim e Claro no Brasil

Portanto, siga a risca essas dicas para não cair em golpes como este. Afinal, o prejuízo pode ser ainda maior, principalmente com questões financeiras, já que, ao indicar senhas, os golpistas conseguem acessar as suas contas. Por fim, conforme orientação do próprio Procon, aqueles que se sentirem prejudicados devem registrar um Boletim de Ocorrência.

Foto: Racool_studio/Reprodução