Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Alerta geral para brasileiros que pagam por Pix

Proteja-se contra golpes no Pix: alerta sobre esquemas de investimento falsos visando brasileiros. Saiba mais.

Nos últimos meses, tem crescido o número de golpes envolvendo o sistema de pagamento Pix, alertam especialistas em segurança financeira. Nesse sentido, os criminosos têm se tornado mais astutos no ambiente digital, visando principalmente jovens das classes D e E, prometendo lucros rápidos e ganhos fáceis.

A empresa especializada em segurança digital Silverguard identificou um novo esquema em plataformas populares como WhatsApp, Facebook e Telegram. No caso, os golpistas atraem vítimas com promessas de remuneração rápida, escondendo, na verdade, um elaborado esquema de pirâmide financeira. Assim, para ganhar a confiança, os fraudadores iniciam com pagamentos baixos, variando de R$ 4 a R$ 20.

Continue a leitura para saber mais sobre a situação.

Pessoa encapuzada com celular na mão. Ao fundo preto, símbolo do Pix.
Imagem: FOTOKITA / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

O que é o novo golpe do Pix?

O golpe se inicia com a oferta de “missões” de marketing digital, que incluem tarefas simples como seguir pessoas em redes sociais, curtir postagens e fazer avaliações positivas de estabelecimentos no Google. Ao aceitar realizar essas tarefas, a vítima é solicitada a fornecer sua chave Pix para receber os supostos pagamentos.

Ainda, uma estratégia comum dos golpistas é convidar as vítimas para grupos no Telegram, aparentemente populares e movimentados, para criar uma falsa sensação de credibilidade. Esse elemento, junto ao sentimento de pertencimento a uma comunidade, muitas vezes é o que convence a vítima a se envolver mais no esquema.

Dessa forma, para aumentar os ganhos, as vítimas são incentivadas a “evoluir nas missões”, o que, na realidade, significa investir quantias cada vez maiores. A promessa de lucro é tentadora, variando de 30% a 100%.

Como funciona o ciclo vicioso?

A Silverguard adverte que esse golpe coloca a vítima em um ciclo vicioso, onde é pressionada a fazer novos investimentos para recuperar os anteriores. Para isso, os golpistas chegam até a sugerir que a vítima tome empréstimos com amigos e familiares, dando garantias falsas de retorno.

Sendo assim, especialistas recomendam extrema cautela ao compartilhar a chave Pix e alertam que instituições bancárias jamais solicitam esses dados diretamente. Portanto, a recomendação é não ceder a pressões para fazer transferências ou fornecer sua chave Pix a desconhecidos, adverte Márcia Netto, CEO da Silverguard.

Veja também:

Funcionários de estado brasileiro sofrem com demissões e salários atrasados

Essa nova variação de golpes de falso investimento está diretamente associada ao sistema de pagamento instantâneo Pix. Então, é fundamental que as pessoas estejam conscientes e protegidas contra esses tipos de fraudes. Fique atento e proteja suas finanças!

Imagem: chingyunsong / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital