ALERTA: Novo golpe em nome do INSS por e-mail; confira
Novo golpe em nome do Instituto Nacional do Seguro (INSS) tem enganado os segurados por e-mail. Veja como funciona e proteja-se!
Dos consumidores de empresas de varejo a cidadãos que precisam de órgãos públicos do país, aparentemente ninguém consegue escapar das armadilhas dos golpistas. Agora, um novo golpe em nome do Instituto Nacional do Seguro (INSS) tem feito os segurados encaminharem dados e documentos por e-mail.
Em comunicado divulgado ontem (13), o INSS ressaltou que realiza atendimento através de outros canais oficiais (site e aplicativo), e não por e-mail. Sendo assim, de acordo com órgão, segurados não devem encaminhar documentos, cartas, dados de ações judiciais, pedidos, entre outros, via correio eletrônico.
Segurados do INSS devem ficar atentos aos indícios de golpe
Os segurados devem ficar atentos aos indícios de golpe. Isso porque, para segurança de todos, o INSS não solicita dados por e-mail e nem realiza atendimento pelos canais institucionais (@inss.gov.br), sendo reservados apenas para uso interno.
A autarquia explicou que entra em contato com os cidadãos nos casos de remarcação de atendimento, concessão ou indeferimento do pedido do benefício. Ademais, o mesmo ocorre quando é para abordar o comparecimento à agência e para cumprimento de exigência. O servidor do órgão não pede dados.
Veja também:
Atualmente, devido à troca de perícia presencial por avaliação documental, a Central 135 tem entrado em contato com os segurados que estão com perícia médica agendada, dando a opção de adiantar o procedimento. O número utilizado é o (11) 2135 0135. Em caso de desconfiança, o cidadão pode desligar a ligação e, em seguida, contatar o telefone 135.

Confira os canais oficiais do INSS e evite o golpe
Portal Meu INSS
- Como acessar: aplicativo (disponível para Android e iOS) ou site;
- O que pode ser feito: consulta do benefício e de dados, emissão de extratos, agendamentos, solicitação de serviços, entre outros.
Central telefônica
- Número: 135;
- Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 7h às 22h, conforme horário de Brasília;
- Serviços: consulta do benefício, agendamento de perícia médica, entre outros.
Ouvidoria
- Como ter acesso: telefone 135 ou site Fala.BR;
- O que pode ser feito: elogios, solicitações diversas, sugestões, denúncias e reclamações.
Imagem: Sergey Mironov / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital