Como funciona o aluguel de imóvel com garantia no Cartão de crédito?

Aluguel com garantia no cartão de crédito muda o mercado imobiliário.

0

Uma das questões mais complicadas na hora de alugar um imóvel é a garantia. Para muitas pessoas pode ser desafiador encontrar um fiador ou ter em mãos um valor em dinheiro que garanta a posse do local. Felizmente existe uma opção ideal para estes casos, o aluguel de imóveis com garantia no cartão de crédito.

É provável que você também goste:

Cartão Superdigital Mastercard é liberado para negativados

Banco PAN e Loft oferecem 133 vagas na área de Tecnologia

Auxílio emergencial pode voltar, mas apenas para metade dos beneficiários

Entenda a garantia locatícia

Antes de alugar um imóvel o inquilino passa por uma análise completa feita pela imobiliária com o objetivo de determinar se este tem as condições necessárias para manter os custos e obrigações que pretende assumir com o contrato.

Esta análise apenas determina a capacidade e não a intenção, por isso a lei permite que o locatário requeira uma garantia locatícia a ser acionada em caso de inadimplência, garantindo que o dono do imóvel não tenha perdas.

Até o momento existiam três principais tipos de garantia locatícia:

O fiador, que consiste em uma pessoa com melhor análise de crédito que se compromete legalmente a arcar com os custos no caso do inquilino não conseguir.

O depósito ou caução, cujo valor deve ser pago antecipadamente, como garantia no caso de imprevistos;

E por último o seguro fiança, que pode ser contratado em bancos e que o inquilino deve pagar mensalmente para ter direito.

Garantia locatícia no cartão de crédito

Esta inovação chegou ao mercado para garantir um maior acesso do inquilino às opções de imóveis sem a necessidade de um grande investimento ou fiador.

Neste caso o inquilino deve ser titular de um cartão de crédito. A imobiliária fará uma análise do limite do cartão de crédito e determinará a validade do mesmo como forma de garantia.

Com tudo nos conformes, é realizado um acordo entre a imobiliária e o inquilino. Caso a garantia precise ser acionada, o inquilino poderá negociar com a imobiliária uma forma de pagar as mensalidades com os devidos juros direto na fatura do seu cartão de crédito.

Vantagens em utilizar a garantia no cartão de crédito

A opção oferece o melhor custo benefício do mercado, pois ao utilizar a locação com garantia no cartão de crédito o inquilino não precisa procurar um fiador ou investir grandes quantias em dinheiro imediatamente, o que torna o processo de aluguel mais simples, principalmente para empreendedores.

Outro ponto importante a ser considerado é a agilidade. Encontrar um fiador pode ser um processo lento e sofrido e as exigências burocráticas podem custar um tempo precioso do locador.

Mas o fator decisivo acaba sendo a segurança. Com a utilização do cartão de crédito o proprietário e a imobiliária tem uma maior tranquilidade na hora de receber, visto que o cartão garante o pagamento mesmo em casos de inadimplência.

Por outro lado, o inquilino garante a segurança e transparência de uma transação segurada através de cartão de crédito e evita que o aluguel seja pago diretamente ao proprietário, prática antiquada que gera riscos ao inquilino.

Como solicitar a garantia com cartão de crédito

Antes de tudo é necessário escolher o imóvel que será alugado e validar os valores. Com base nos preços do imóvel os cálculos necessários para a garantia serão realizados.

O inquilino deve então trazer os documentos de RG e CPF bem como a última fatura do cartão de crédito paga integralmente, ou seja, cartões de crédito que estejam atrasados ou em processo de negociação de dívidas não podem ser utilizados.

O limite do cartão precisa ser pelo menos quatro vezes o valor total do aluguel pretendido, que poderá ser dividido em até 4 cartões, de titulares diferentes, desde que todos estejam presentes e de comum acordo no momento da assinatura do contrato.

Uma vez que o processo de confirmação da garantia seja concluído, o cliente pode assinar o contrato de locação e a seguradora fica garantida caso ocorra falta de pagamento, repassado este para o cartão de crédito com as devidas taxas e reajustes.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTube, Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Dean Drobot/shutterstock.com

Comentários
Carregando...