Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Ambev pode ter mesmo destino da Americanas? Saiba mais

Empresa é acusada de ter uma dívida bilionária relacionada a tributação irregular e já foi comparada à Americanas. Entenda!

Na última quarta-feira (1º de fevereiro), as ações da Ambev caíram 3,5% após a acusação de um rombo de R$ 30 bilhões divulgada pela Veja com base em um estudo feito pela AC Consultoria.

Vale ressaltar que os papéis da companhia já apresentavam queda desde a crise anunciada pela Americanas, já que ambas têm em comum os três sócios majoritários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Sicupira. 

Conforme apontam as informações, a Ambev teria aumentado o preço de alguns itens necessários para a produção de refrigerantes que podem ser isentos e geram créditos na Zona Franca de Manaus. A medida pode ter sido usada para obter mais valores tributários.

Em comunicado, a empresa alegou que as acusações não têm embasamento e que todos as quantias tributárias são calculadas de acordo com a lei. 

Dívidas tributárias da Ambev

A constatação das dívidas tributárias foi realizada por meio de um levantamento encomendado pela Associação Brasileira de Indústria da Cerveja (CervBrasil). O relatório apontou que ocorre o superfaturamento de créditos tributários por meio de ações ilegais por parte da empresa. O valor de R$ 30 bilhões corresponde aos créditos acumulados. 

Com essa manobra, a Ambev consegue aumentar seu lucro e reduzir a arrecadação de impostos pelo governo. Paulo Petroni, diretor-geral da CervBrasil, afirma que os resultados obtidos farão parte do balanço da empresa para que a situação não chegue ao patamar atual da Americanas.

Trio de acionistas 

Hoje, a Ambev é a principal fonte de sucesso do trio de acionistas, que figuram entre os homens mais ricos do país. Porém, eles também são os maiores investidores da Americanas que está em processo de Recuperação Judicial, com uma dívida de mais de 40 bilhões de reais descoberta recentemente.

No momento, diversas investigações estão em curso para esclarecer o ocorrido com a companhia. Há suspeita de que Lemann, Telles e Sicupira já sabiam sobre a situação da Americanas.

Vai acontecer o mesmo com a Ambev?

Até o momento, a Ambev alegou que a preocupação é desmedida e que a dívida é bem inferior ao valor reportado pelo levantamento. No entanto, ainda é cedo para dizer o que de fato pode acontecer com a empresa.

Imagem: Julio Ricco / Shutterstock