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Como abrir uma loja virtual nas Americanas

Vender por meio do marketplace ou loja virtual das Americanas não é um processo complexo, mas envolve alguns protocolos. Entenda!

Abrir um marketplace ou loja virtual pode ser uma boa saída para quem possui ou deseja começar um negócio de vendas de produtos. Essa é uma inovação promovida pela evolução das grandes varejistas, como as Americanas, que disponibilizam espaços nas suas lojas para outros empresários. Dentre as diversas opções, pode surgir a seguinte dúvida: como abrir uma loja virtual nas Americanas?

Incluir o seu negócio na plataforma das Lojas Americanas não é um processo complexo, mas envolve a regularização da companhia e alguns protocolos.

Mas antes mesmo de entender como abrir a sua própria loja nas Americanas, é importante compreender como funcionam os marketplaces e qual é a sua atual importância para o varejo, especialmente de empresas de menor porte.

O que é um marketplace ou loja virtual?

Imagine um shopping. Lá, estão reunidas, por exemplo, lojas de diversos empreendedores e portes. Mesmo que exista uma administradora responsável pelo centro comercial, os lojistas têm o direito de negociar dentro daquele espaço.

Com o marketplace, ocorre algo parecido. Hoje, eles são quase em maioria de grandes varejistas. As Lojas Americanas, no entanto, não são o único caso. Mercado Livre, Ponto Frio, Magazine Luiza e Casas Bahia são apenas alguns outros exemplos.

Nos marketplaces, uma pessoa pode cadastrar os seus produtos e fazer as vendas por meio do próprio site da grande varejista.

Cada uma dessas grandes empresas, assim, possui a sua própria forma de atuar. Podem ser cobrados valores fixos ou comissões proporcionais ao preço de venda do produto. Também podem existir opções de planos pagos que beneficiam os vendedores com melhor posicionamento de ofertas ou outros benefícios.

Neste artigos trazemos em detalhes o que são marketplaces e como escolher o melhor!

Como abrir uma loja virtual da Americanas

Para abrir a sua própria loja nas Americanas, é necessário se preparar antes mesmo do cadastro.

É necessário fazer algumas etapas de regulamentação da empresa. Além disso, também é preciso, claro, estar com o negócio bem elaborado. Saber como funciona o marketplace das Americanas auxiliará nesse processo, uma vez que questões de rendimento e logística podem ser impactadas pela política da empresa.

Conheça as etapas a seguir.

Atenda aos requisitos da empresa

Para fazer anúncios e vender produtos no Americanas Marketplace, portanto, é preciso atender a critérios relacionados a regularização de uma empresa.

Segundo a própria empresa, os critérios são os seguintes:

  • Possuir um CNPJ ativo e sem restrições;
  • Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) de varejista;
  • Inscrição no Sintegra (com exceção das MEIs, que não são obrigadas a possuir uma inscrição estadual;
  • Conta corrente associada ao CNPJ cadastrado;
  • Capital Social igual ou superior a R$ 1.000;
  • Deve emitir nota fiscal eletrônica ou avulsa para todos os produtos vendidos.

Vale também destacar uma outra condição: os vendedores que não possuírem uma Certidão Negativa de Débitos (CND) terão as suas vendas limitadas.

Faça o seu cadastro

Para se cadastrar no site das Americanas, é necessário acessar o site do marketplace e clicar no botão “quero vender”, no canto superior direito da tela. Nesse momento, o vendedor é direcionado para uma tela onde será necessário informar as primeiras informações de cadastro.

Os dados iniciais de cadastro são básicos. Será necessário informar apenas o CNPJ da loja, um e-mail e um código de cadastro — este último, apenas quando houver. Depois de preencher as informações, é só clicar no botão “continuar”.

Depois disso, o empresário receberá uma confirmação por e-mail. É necessário acessá-lo para seguir o cadastramento com o código recebido.

A próxima etapa serve para informar à empresa os requisitos destacados anteriormente. Será necessário cadastrar as informações referentes à regularidade da empresa. Com isso, a Americanas fará uma aprovação, que pode demorar algumas horas.

Configurações da loja

Caso o seu perfil seja aprovado, a próxima etapa é começar a configurar a sua loja. Essa etapa não é burocrática, mas sim necessária para dar a “cara” da sua loja dentro do marketplace das Americanas.

Aqui, você inclui seu logotipo, faz a descrição do seu tipo de negócio, informa políticas de vendas e trocas e insere outras informações relevantes para os futuros clientes.

Você também deverá cadastrar a sua conta bancária. É por ela que as Americanas fazem o depósito dos valores recebidos em vendas. É importante que essa conta seja associada ao CNPJ cadastrado.

Outras informações a serem preenchidas são a política de fretes e o próprio cadastramento dos produtos. As Americanas oferecem suas próprias opções logísticas com entrega gratuita, mas também libera que os vendedores façam as entregas com tabela própria.

Já os produtos devem ser registrados com valores, fotos e descrições.

Quanto custa vender pelas Americanas

Diferentemente do que ocorre com outros marketplaces, as Americanas não cobram mensalidade ou planos específicos. A empresa cobra apenas a comissão por cada item vendido.

Os valores variam de acordo com o setor do produto. As taxas podem variar de 12% até 19%, dependendo do que está sendo vendido. A tabela de preços, de fevereiro de 2023, divulgada pelas Americanas é reproduzida abaixo.

Mas e o frete?

Apesar da taxa paga pelos comerciantes nas Americanas estar associadas ao tipo de produto que vendem, o frete também vai influenciar no gasto total do vendedor com comissões.

Vale fazer uma distinção. Como você viu, os fretes podem ser próprios ou feitos pelas Americanas. Essa é uma escolha do próprio vendedor.

Entregas próprias

No caso das entregas feitas pelo próprio lojista, o custo tende a ser maior. O cálculo, nesse caso, inclui o valor de entrega. Ele é feito da seguinte forma:

  • (Valor do produto + Frete) x Comissão

No caso de um móvel, cuja comissão é de 16%, no valor de R$ 700, com um frete de R$ 30, por exemplo, a conta é a seguinte:

  • (R$ 700 + R$ 30) x 0,165 = R$ 120,45

Entregas Americanas

Já para as entregas feitas pelas americanas, a conta é mais simples. A taxa de entrega não é cobrada dos lojistas. Dessa maneira, o cálculo é uma simples multiplicação:

  • Valor do produto x Comissão

No mesmo exemplo, a conta para chegar ao valor da comissão das Americanas seria:

  • R$ 700 x 0,165 = R$ 115,5

As entregas feitas pelas Americanas não possuem custo adicional. A empresa varejista é responsável exclusivamente pela entrega. Isso é, até o momento da postagem, a responsabilidade é do lojista.

(Com Iuri Santos)

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock