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Como criar uma loja virtual no Mercado Livre

As lojas virtuais na internet, conhecidas como marketplace, cresceram durante a pandemia. Saiba como montar a sua!

Cada vez mais as compras digitais se popularizam no Brasil. Impulsionado pela pandemia, esse hábito vem transformando a forma com a qual empresas são criadas e gerenciadas. Por isso, muitos têm dúvidas sobre como é criar uma loja virtual no Mercado Livre, um dos mais famosos marketplaces disponíveis.

Segundo um estudo da Canuma Capital, no ano de 2021, as vendas online superaram a arrecadação de shoppings centers no Brasil, atingindo R$ 260 bilhões.

Mas esse é apenas um dos indicativos sobre a mudança nas práticas de consumo online. Com o aumento das vendas por meio de canais digitais, diversas opções se popularizaram: marketplaces, lojas próprias das marcas ou outras alternativas.

O que são os marketplaces

Antes de compreender como cadastrar sua loja no Mercado Livre, é importante saber como essa ferramenta funciona.

O Mercado Livre nada mais é que um marketplace. Inclusive, é um dos precursores desse modelo de negócios.

Neles, pessoas ou empresas anunciam produtos para outras dentro de um mesmo domínio digital. Funciona, basicamente, como um shopping center online, onde uma variedade de lojas e fornecedores oferecem seus produtos aos clientes.

Eles são diferentes de uma loja exclusiva justamente por essa característica: a diversidade na oferta.

Marketplaces confiáveis se tornaram uma das principais opções de canais de compras para os consumidores. Em um estudo realizado pelo Americanas Advertising e o Opinion Box, 62% dos entrevistados responderam preferir fazer suas compras em sites de grandes varejistas.

Por se tratarem de marcas de confiança, o público normalmente tende a priorizar fazer as suas compras por esses meios.

Se a sua ideia é criar um marketplace no Mercado Livre justamente para usufruir desse benefício, confira a seguir.

Neste artigo, trazemos mais detalhes sobre o que são marketplaces e como escolher o melhor!

Passo a passo para abrir uma loja virtual no mercado livre

Abrir um CNPJ

Essa não é uma etapa obrigatória para abrir uma conta no Mercado Livre e comercializar seus produtos. No entanto, ela é importante para quem deseja ter uma gestão mais profissional e manter as obrigações contábeis e jurídicas em dia.

Para quem está começando, é possível abrir uma MEI, por exemplo. Essa é uma modalidade de empresa com limite de rendimentos de R$ 81 mil por ano e tem uma taxação simplificada.

Conforme a empresa cresce, pode ser necessário atualizar a modalidade do negócio, se tornando uma pequena ou média, por exemplo. 

Um CNPJ garante a emissão de notas e maior segurança na contabilidade.

Crie uma conta no Mercado Livre

Para fazer um cadastro no Mercado Livre, basta acessar o site e clicar no botão “Crie a sua conta”.

Reprodução: site Mercado Livre

Depois dessa etapa, você vai se deparar com as opções de continuar para uma conta com CPF ou criar uma conta de empresa. Caso o seu CNPJ já esteja regularizado, é só selecionar a segunda opção.

Para pessoas físicas, cadastre nome, sobrenome, e-mail, crie uma senha e clique em continuar.

No caso de pessoas jurídicas, é necessário inserir o CNPJ, a razão social, o e-mail, criar uma senha e clicar em continuar.

Criar anúncios

Para comercializar os seus produtos dentro do marketplace do Mercado Livre, é necessário fazer o anúncio de cada um deles.

Esse é um processo simples. No ícone do perfil de usuário, é só clicar na opção “vender”. Então, será necessário uma das categorias: produtos, veículos, imóveis e serviços são as opções.

As informações que devem ser preenchidas ao anunciar um produto, além da categoria, são:

  • Título do anúncio
  • Fotos
  • Quantidade de produtos no estoque
  • Opções como cor e tamanho
  • Divulgação em redes sociais (caso houver)
  • Código universal do produto
  • Ficha técnica

Começar as vendas

Depois do anúncio, você já pode começar a acompanhar os resultados. Basta entrar no painel de vendas do seu perfil e selecionar a sua loja na linha “canais de venda”.

No Mercado Livre, um bom histórico faz bastante diferença na relevância dos anúncios quando o consumidor faz uma busca

Por isso, após as 10 primeiras vendas, os anúncios da loja começam a aparecer com a “Reputação verde”, importante ferramenta dentro da plataforma.

Para que nenhum novo vendedor seja prejudicado, o Mercado Livre oferece alguns benefícios aos vendedores estreantes até atingirem esse número mínimo de produtos comercializados.

Tarifas

Apesar da criação e dos primeiros anúncios no Mercado Livre serem gratuitos, é necessário estar atento a algumas taxas fixas quando as vendas começam a decolar, bem como os benefícios de pagar por anúncios mais interessantes. 

Como existe uma grande variedade de categorias de produtos que podem ser comercializadas no Mercado Livre, é possível pesquisar pelas tarifas de venda variáveis nesta página. Abaixo veja um exemplo:

Reprodução: site Mercado Livre

Conheça os três tipos de anúncios.

Gratuito

Os anúncios gratuitos do Mercado Livre são restritos às 20 vendas do último ano para o caso de produtos usados e cinco vendas para produtos novos.

Para essa modalidade, são permitidos no máximo 10 anúncios por vez e sempre com estoque de 1 unidade.

Apesar de se tratar de uma modalidade em que anúncios são gratuitos e tarifas de venda não existem, essa opção tem suas limitações, além daquelas citadas anteriormente.

O alcance desse tipo de publicação é mais baixo em comparação às duas outras. Além disso, elas duram só 60 dias e não permitem o parcelamento dos produtos.

Clássico

Tanto na opção clássica quanto na premium, é necessário pagar uma taxa pela comercialização dos produtos. Isso ocorre, no entanto, apenas quando a venda for concluída.

Nessa modalidade, há uma taxa fixa de R$ 5,50 por unidade vendida em produtos abaixo de R$ 79 e outra variável, de acordo com a categoria de produto, entre 10% e 14%.

Nos anúncios clássicos, a visibilidade da oferta nos resultados é alta e sua duração não tem limites. No entanto, não é permitido o parcelamento dos produtos.

Premium

A opção premium é aquela com as maiores taxas e melhores benefícios.

Além da visibilidade máxima nos anúncios pelo marketplace e duração ilimitada, quem faz um anúncio premium tem a possibilidade de oferecer o parcelamento das compras em até 12 vezes sem juros, a depender do valor do produto ou do preço final de cada venda.

Para fazer esse tipo de oferta, é necessário pagar a mesma taxa fixa de R$ 5,50 por unidade vendida em produtos abaixo de R$ 79, mas as tarifas variáveis vão de 15% a 19%.

(Com Iuri Santos)