Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Animais de estimação de beneficiários do CadÚnico terão atendimento veterinário gratuito; confira

Os tutores inscritos no CadÚnico terão acesso a serviços e procedimentos de assistência animal no Hospital Veterinário. Confira!

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) é o principal meio de entrada para diversos benefícios sociais, como o Bolsa Família, Auxílio Gás e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Recentemente foi lançado um novo benefício que integrará o registro: trata-se do atendimento veterinário gratuito.

O Governo do Ceará enviou, então, duas propostas para que os deputados estaduais avaliassem. Uma delas é a gratuidade no atendimento veterinário para os inscritos no CadÚnico e a outra o apoio financeiro a projetos de entidades protetoras de animais. Assim, na última quarta-feira (6), os parlamentares aprovaram ambas as medidas.

Gratuidade no atendimento veterinário

Os tutores inscritos no CadÚnico terão, dessa forma, acesso a serviços e procedimentos de assistência animal no Hospital Veterinário vinculado à Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece). Serão oferecidos gratuitamente os seguintes serviços:

  • Consultas clínicas;
  • Consultas com especialistas;
  • Cirurgias de esterilização; 
  • Cirurgias emergenciais, incluindo tratamentos pré e pós-cirúrgicos;
  • Exames laboratoriais clínicos, de radiologia e ultrassonografia; 
  • Vacinação múltipla, antirrábica e até mesmo vacina antitetânica;
  • Vermifugação;
  • Tratamento oncológico;
  • Tratamento de tartarectomia.

Além disso, terão direito ao atendimento gratuito os protetores independentes cadastrados, organizações não governamentais e organizações da sociedade civil de interesse público de proteção animal.

Meu pet Trigg
Imagem: FamVeld / shutterstock.com

Como se inscrever no CadÚnico?

Portanto, para ter acesso ao benefício citado, é necessário ter registro no CadÚnico. Para isso, é preciso, primeiramente, ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo (R$ 660,00) por pessoa, e fazer o pré-cadastro por meio do aplicativo (disponível para Android e iOS). 

Veja também:

Limite de R$ 5 mil no Nubank? Saiba como conseguir

Por fim, em até 240 dias, a pessoa deverá ir a um Posto de Atendimento do Cadastro Único ou ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) a fim de concluir o registro. Para tanto, é preciso informar os dados pessoais e apresentar os documentos solicitados. Clique aqui para ver os demais benefícios assistenciais que podem ser acessados por meio do CadÚnico.

Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com