Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Antecipação do Saque-Aniversário do FGTS negada? Entenda o motivo

Teve a antecipação do Saque-Aniversário do FGTS negado? Então, clique aqui para saber quais as possíveis razões e como resolver.

Para muitos brasileiros, possuir saldo em conta ativa ou inativa do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser uma segurança em momentos de aperto financeiro. No entanto, alguns esbarram em obstáculos na hora de antecipar o valor a que têm direito através do Saque-Aniversário.

O Saque-Aniversário é uma modalidade de resgate do FGTS que permite ao trabalhador retirar uma parte do saldo do fundo todos os anos, no mês de nascimento. A antecipação dele, por sua vez, funciona como um empréstimo, que é acompanhado de juros. Esse serviço está disponível para qualquer cidadão com conta ativa ou inativa no fundo.

Esses juros sofrem desconto diretamente na conta do solicitante. Além disso, é possível adiantar até 12 anos do Fundo de Garantia de uma só vez. Entretanto, pode ocorrer a negação do seu pedido. Confira mais informações a respeito disso.

Saiba por que sua antecipação foi negada

Um celular exibindo o logotipo do FGTS sobre algumas notas de 20, 50 e 100 reais. Ao lado, uma pequena pilha de moedas
Imagem: Etalbr / Shutterstock.com

Existem várias razões pelas quais você pode estar tendo dificuldades para fazer a antecipação do FGTS. Entre as mais comuns estão: não possuir saldo suficiente para cobrir a operação, bem como não ter habilitado o Saque-Aniversário.

Veja também:

Guia prático de como acionar o seguro de celular do Nubank

Neste último caso, é importante ressaltar que a habilitação para o Saque-Aniversário do FGTS é indispensável para poder realizar o processo de antecipação. Além disso, existem outras possibilidades para que a sua antecipação tenha sigo negada. Confira, abaixo uma listagem dessas possíveis razões:

  • Não possui conta no FGTS;
  • Já realizou empréstimo em outro momento e está com seu saldo bloqueado;
  • Não autorizou a consulta ao seu saldo.

Como resolver o problema do Saque-Aniversário do FGTS?

Se o seu problema for saldo insuficiente, não nada que possa fazer, visto que o valor do FGTS é depositado durante seu vínculo de trabalho com um empregador. O mesmo acontece com a conta do Fundo, que também depende de uma relação empregatícia para sua criação e manutenção.

Em caso da não habilitação do Saque-Aniversário ou da não autorização da consulta, basta fazer a ativação diretamente no aplicativo do Meu FGTS (disponível para Android e iOS). No último caso, basta clicar na opção “Autorizar bancos a consultarem seu FGTS”. Em seguida, selecione o banco e confirme a autorização.

Imagem: Etalbr / shutterstock.com