Você está saindo de férias? Não importa se você vai viajar com a família, com os amigos ou se vai aproveitar uns dias para descansar: o cuidado com as finanças nas férias é fundamental para não ter dor de cabeça nesse período fora do escritório. É preciso controlar bem os gastos nesse período, saber encontrar bons preços, conseguir dividir as contas entre o pessoal e não esquecer dos boletos nos dias de descanso.

É provável que você também goste:

Qual a diferença entre os 3 cartões de crédito sem anuidade do Banco Inter e qual escolher em 2020?

Brasileiro agora pode gastar quase o dobro da cota nas compras em free shop e no exterior

3 aplicativos para parcelar boleto pelo cartão de crédito sem consulta ao SPC e Serasa

Para aproveitar as férias do melhor jeito possível sem prejudicar a vida financeira, a tecnologia é uma grande aliada. As fintechs brasileiras oferecem soluções que são uma mão na roda em qualquer período do ano e podem ajudar você a cuidar de suas finanças nas férias e a ganhar tempo – e dinheiro! Confira abaixo as principais maneiras de usar os apps e plataformas de finanças a seu favor e passar a ter uma gestão financeira mais digital e eficiente.

Use o crédito de forma consciente

O cartão de crédito não precisa ser o vilão da sua tranquilidade financeira. Usar essa ferramenta de forma inteligente pode ser a melhor estratégia de fazer os gastos das férias renderem prêmios e descontos em compras no futuro.

Hoje em dia existem diversas fintechs que oferecem cartões sem anuidade, como, por exemplo, Nubank, Banco Inter, Digio e C6 Bank. Muitas vezes a diferença entre elas está na taxa cobrada pelo rotativo, juros para quem não paga a fatura em dia. Portanto, fique atento a isso e escolha seu cartão após fazer uma pesquisa.

Além disso, algumas fintechs oferecem o próprio programa de fidelidade, como o Rewards do Nubank. Já outras possibilitam o uso do Mastercard Surpreenda, que permite troca de pontos por produtos no Outback, Camicado etc.

O programa Latam Pass é outro exemplo, visto que ele possui um cartão de crédito próprio da companhia aérea que cobra anuidade, porém permite a troca de pontos por passagens e vantagens na hora de embarcar.

Aproveite suas milhas e pontos

Se você já está em outro estágio e tem milhas e pontos acumulados, não esqueça dos programas que participa na hora de comprar passagens, reservar hotéis e ir a restaurantes. Tenha anotado os pontos que você tem em qual programa e quando eles expiram, para saber quais priorizar o resgate nas suas férias. Você pode conseguir descontos em diversos passeios ficando de olho nos pontos que acumula.

O Rewards do Nubank permite o resgate de descontos na Uber, enquanto que o Latam Pass permite a compra de passagens mais baratas. Outra opção é comprar milhas de quem não consegue usar. O site Maxmilhas, por exemplo, permite a compra de passagens usando as milhas de outras pessoas, sendo uma forma de economizar na viagem.

Rache a conta com amigos pelos aplicativos

Em viagens com a família ou amigos, sempre acontece aquele momento de dividir a conta, seja no restaurante, no posto de gasolina, no hotel… Uma boa sugestão para economizar nesses momentos é usar apps de pagamento online, como o PicPay. Ele em alguns dias dá cashback, seja uma porcentagem da transferência ou um valor fixo, e você não precisa ter saldo na conta cadastrar seu cartão de crédito.

Além disso, quando você convida seus amigos para criarem contas no PicPay, você também ganha crédito para usar fazendo pagamentos no aplicativo. É mais vantajoso do que entregar o dinheiro em mês ou fazer uma TED, por exemplo. Ademais, também é possível “adiar” o pagamento ao colocar no cartão.

Faça o planejamento financeiro com os apps

Atualmente, existem diversos aplicativos e plataformas que facilitam a gestão das finanças pessoais. Um exemplo é o GuiaBolso, app que faz integração com seu banco e te mostra onde você está gastando mais, entre outras informações sobre sua vida financeira. A tecnologia da plataforma ainda dá dicas personalizadas para gerenciar melhor o dinheiro.

O aplicativo já tem mais de 5 milhões de usuários e também fornece empréstimos com taxas a partir de 2,49% ao mês. O GuiaBolso também dá uma nota para sua saúde financeira, de acordo com os dados de suas faturas e contas bancárias. Ele dispensa as planilhas e torna a gestão financeira mais prática e até divertida.

Em conclusão, seja qual for sua fintech ou aplicativo favorito, o importante é usar a internet a seu favor para cuidar de suas finanças nas férias. Faça pesquisas de preços, conheça as diferentes soluções, conheça contas digitais sem tarifas e faça parte de programas que podem fazer seus gastos renderem produtos ou experiências.

Para saber mais sobre as fintechs brasileiras e as mais novas soluções para ajudar no orçamento dos brasileiros, incluindo ferramentas para ajudar suas finanças nas férias, navegue pelo nosso site e fique informado sobre as principais notícias do mundo financeiro.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: André Noboa, via Unsplash.