Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após fechamento de 5 mil caixas, saque com Pix vira alternativa

No total, cerca de 5.067 terminais de autoatendimento foram encerrados no Brasil.

Os novos serviços do sistema de pagamento instantâneo do Banco Central (BC), Pix Saque e Pix Troco, estão previstos para iniciar em agosto. Através dessas modalidades, projeta-se maior acesso às notas de dinheiro no Brasil. Esse movimento sem dúvida é importante, depois de mais de 5 mil caixas terem sido fechados em 2020.

É provável que você goste também

Santander anuncia o fechamento de diversas agências em todo o Brasil

Grandes bancos deverão fechar 30% das agências para manter rentabilidade

Como encontrar agências bancárias mais próximas pelo app Guiabolso

Após fechamento de 5 mil caixas, saque com Pix vira alternativa

Somente em 2020, os cinco maiores bancos do Brasil – Banco do Brasil, Bradesco, Caixa, Itaú e Santander – fecharam mais de 5 mil caixas. No total, cerca de 5.067 terminais de autoatendimento foram encerrados pelo país. 

Essa estratégia procurou reduzir custos dos bancos. Além disso, pretendeu reduzir riscos, tendo em vista os ataques aos terminais. Além dos 5 mil caixas, 1.700 agências foram fechadas.

Para minimizar esses efeitos, o Pix Saque e o Pix Troco entraram em consulta pública na última segunda-feira (10). A população tem até o dia 09 de junho, para opinar pela internet.

De acordo com Walmir Freitas, diretor na Kroll, empresa especializada em segurança cibernética, a ideia de poder sacar Pix em lojas e supermercados é interessante, “visto que a quantidade de caixas eletrônicos está cada vez menor por causa até de segurança”.

Entretanto, Freitas cita que ainda não está clara a vantagem que o comerciante vai ter ao aderir a esse sistema. Especula-se que a aposta esteja no fato de que, ao acessar a loja para sacar dinheiro, o cliente também realize compras no local. O especialista cita que remunerar o comerciante pode estimular a participação no programa.

A ideia do Banco Central é que haja um sistema no qual o cliente não pague nada ao comércio. Além disso, o BC vai colocar limite de até 4 saques gratuitos por mês, sem taxas. O limite de saque por dia deve ser de R$ 500.

Conforme a proposta, o banco vai pagar uma tarifa ao banco do agente de saque e o banco do comércio vai repassar parte do valor ao comerciante. No entanto, as taxas ainda não estão definidas. 

Acesso para cidades pequenas

De acordo com Angelo Duarte, chefe do departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, o Pix Saque e Pix Troco são importantes. É dito isso, pois muitas cidades pequenas não contam com estrutura bancária. 

Dessa forma, moradores das pequenas cidades e periferias sempre precisam se deslocar para a cidade grande. Duarte cita:  “isso traz um transtorno às pessoas. No caso das grandes cidades, as pessoas têm que deslocar por distâncias grandes. Esse é um dos pontos que nós teremos que atacar”, afirma.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Assim, é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram Twitch. Contudo, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com