Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após mais um ataque, clientes do Latam Pass têm seus dados vazados

Membros do Latam Pass tiveram nome, sobrenome e ID de membro vazados. Gol e Azul, parceiras da empresa hackeada, não sofreram ataques.

Clientes participantes do programa Latam Pass tiveram seus dados vazados em uma onda de ataques cibernéticos no sistema que fornece tecnologia da informação para serviços aéreos, a Sita (Sociedade Internacional de Telecomunicações Aeronáuticas). A companhia Latam notificou seus clientes na última sexta-feira (12/03).

Pode ser que você também goste:

Bateu Ganhou: Escolha a sua meta e ganhe pontos, milhas e crédito na fatura do Santander

Hacker encontra dados sensíveis expostos na CAIXA, DATASUS, USP e outros

Cartão de crédito Latam Pass: como aproveitar os benefícios?

O que a Latam diz sobre os dados vazados?

A empresa aérea explicou que o ocorrido se deu porque muitos de seus passageiros cadastrados no Latam Pass fazem parte de acordos comerciais extras, que supostamente utilizam a Sita.

Parte dos membros do programa de fidelidade foi atingida pelo ataque hacker que começou em Atlanta, Estados Unidos, no dia 24 de fevereiro. De acordo com a empresa aérea, informações como nome, sobrenome e ID de membro foram acessados indevidamente.

Latam Pass
imagem: site / latam.com

Ainda conforme a Latam, não existe contato direto entre ela e a Sita. em comunicado aos clientes, a Latam disse que os processos internos não foram acessados, impossibilitando o vazamento de números de bilhetes, reservas, e-mail ou dados bancários como cartões de crédito.

Apesar da garantia, a companhia finalizou seu comunicado dizendo que, se porventura demais clientes tiverem dúvidas, devem entrar em contato pelo e-mail [email protected].

Confirmação da Sita sobre os ataques contra a Latam

A Sita é a empresa multinacional que, em parceria com 11 companhias aéreas, disponibiliza serviços de TI para este setor. 

Segundo nota oficial, a própria multinacional não tinha conhecimento dos ataques e, portanto, foi vítima do incidente que afetou a segurança dos dados dos passageiros que estavam guardados nos servidores do sistema.

No mesmo dia do inicio dos ataques, a organização se posicionou e informou às outras empresas participantes, como a Latam.

Gol e Azul também sofreram os ataques?

Outras companhias como a Gol e a Azul também são parceiras e fazem uso da tecnologia da Sita para despachos e rastreamento de voos.

Mesmo assim, a Gol afirma que o serviço utilizado com a Sita não foi alvo de ataques e não prejudicou seus passageiros. A Azul também destacou que nenhuma informação de clientes foi vazada.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

imagem: site / latam.com