Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Após números abaixo dos rivais na audiência, Globo fica preocupada

Streamings superam pontos da emissora e a situação preocupa a Rede Globo.

Líder de audiência durante décadas, a Rede Globo ditou o modelo de mercado durante muito tempo, estando confortavelmente à frente de suas principais concorrentes: Record, Band e SBT. No entanto, a ascensão dos serviços de streaming tem preocupado a emissora.

Recentemente, a TV aberta registrou um cenário bastante preocupante em que esteve abaixo dos streamings em pontos de Ibope. O registro pode indicar o declínio da soberania dos canais abertos em meio à ascensão do streaming.

Globo perde para o streaming em pontos de audiência duas vezes em três dias

Com base no levantamento da Kantar Ibope, a Globo tem de fato perdido seus telespectadores para os streamings. Em registros recentes, no dia 20 e 22 de janeiro, a emissora foi superada em pontos pelo serviço.

Os números parecem revelar uma tendência que se desenhou por muito tempo e somente agora a TV aberta é superada. É possível perceber, ainda, que entre os canais de TV, a Globo se mantém pontos à frente de suas concorrentes diretas.

Confira os pontos do último dia 22 de janeiro (domingo):

  • 1º streaming – 10 pontos;
  • 2º Globo – 9,3 pontos;
  • 3º Record – 6,8 pontos;
  • 4º SBT – 5,9 pontos;
  • 5º TV paga – 4,4 pontos;
  • 6º Band – 1,1 ponto;
  • 7º TV Cultura – 0,4 ponto;
  • 8º RedeTV! – 0,1 ponto.

Chama atenção ainda o fato do domingo ser um dia de programação especial na emissora, com programas que não são televisionados durante a semana. No entanto, o público parece priorizar os conteúdos de streaming no fim de semana.

Grupo investe também no streaming 

Liderar o mercado da TV aberta sempre pareceu uma tarefa fácil para a Rede Globo, que comandou o setor enquanto Record, Band e SBT disputavam entre si.

Percebendo as mudanças do mercado de consumo, a Globo entrou para os serviços de streaming com o Globoplay, mais uma vez mostrando se diferenciar de suas concorrentes diretas. 

O serviço de streaming da Globo cresce, em média, 27% a cada ano, mas ainda está distante de grandes empresas do setor.

As informações são de que, apesar do sucesso, o grupo somente deixará de ter prejuízos com seu serviço no ano de 2025, quando os bilhões investidos devem ter retorno positivo.

De acordo com dados da JustWatch, no mercado de streaming, o Globoplay no Brasil fica atrás da Netflix, que tem 30% dos clientes; em seguida, Prime Video com 21%; Disney+ com 15%; e HBO Max com 11%. A Globo aparece na quinta colocação com 8%.

Imagem: Globo/Reprodução