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Apple Cash: discretamente, Apple dá mais um passo em direção a oferecer serviços financeiros

Após o lançamento do Apple Pay, a Apple mostrava que seu objetivo era concentrar todas as transações financeiras em um produto que levasse a marca da empresa. E nesta semana, a empresa avançou com este plano utilizando o Apple Cash, o cartão digital da companhia lançado em 2018 para movimentar dinheiro entre os clientes.

A atualização 15.5 do iOS, o sistema operacional do iPhone, permitirá que os usuários do Apple Cash façam cobranças e enviem dinheiro diretamente pela Wallet (carteira digital do iPhone). O valor será debitado do cartão Apple Cash que o cliente tenha cadastrado na Wallet.

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Qual a diferença entre o Apple Cash e o Apple Card?

O Apple Cash funciona quase como um cartão de débito: o usuário carrega um valor e realiza pagamentos e transferências. Antigamente, no Apple Cash, as transações eram realizadas somente pelo aplicativo Messages. Agora, o serviço está disponível apenas nos Estados Unidos e para ser utilizado no iPhone, iPad e no Apple Watch.

Já o  Apple Card funciona como cartão de crédito convencional, com uma versão física feita de titânio. Conforme dados da consultoria Cornerstone Advisors, nos EUA já há mais de 6,4 milhões de usuários.

Apple no mercado financeiro

A Apple vem demonstrando muito interesse em entrar para o mercado financeiro. Ela vem se desenvolvendo no segmento de “buy now, pay later”, que nada mais é que o bom e velho “crediário”, e acabou movimentando em 2021 mais de US$ 100 bilhões nos EUA.

Ultimamente, o foco da empresa tem sido o mercado europeu, no crediário e cartão de crédito. A compra da fintech britânica Credit Kudos é uma prova disso tudo. A Kudos atuou como open banking por US$ 150 milhões em uma transação ocorrida em março deste ano.

Credit Kudos

A fintech foi fundada em 2015 e é especializada em score de crédito, competindo diretamente com empresas como Experian, Equifax e Transunion. O serviço autoriza que as emissões de cartões tenham informações financeiras mais consistentes dos solicitantes, algo de extrema importância para uma empresa que deseja desvendar novos mercados.

A Apple foi avaliada em quase US$ 2,4 trilhões, com receita de US$ 97,3 bilhões nos últimos meses. A companhia não especifica quanto recebe através da divisão dos serviços financeiros, nem a soma do valor com assinaturas de serviços como iCloud e Apple Music. Atualmente, os serviços da Apple conquistaram US$ 19,8 bilhões em seu segundo trimestre.

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Imagem: Divulgação Apple