Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado: Apps da Google Play Store possuem vírus que rouba contas bancárias

Empresa identificou pelo menos 10 aplicativos com arquivos maliciosos

0

Atenção: se você usa a Google Play Store, precisa tomar cuidado. Isso porque um vírus capaz de roubar credenciais bancárias foi instalado em pelo menos 10 aplicativos presentes na loja oficial do Android. A descoberta foi feita pela empresa de segurança Check Point, que emitiu uma nota alertando os usuários. O vírus, batizado de Clast82, age como um vetor, entregando diversos outros softwares maliciosos.

Funciona assim: o Clast82 espalha nos celulares de quem baixa esses aplicativos o chamado AlienBot Banker. Dessa forma, esse programa é usado para invadir contas de bancos através dos aparelhos, conseguindo inclusive ultrapassar proteções de segurança bastante rígidas. Ou seja, é uma nova maneira de facilitar golpes financeiros de diferentes tipos.

É provável que você também goste:

Banco do Brasil libera empréstimo com taxas reduzidas por tempo limitado

Prazo para solicitar o seguro-desemprego pode ser de até 24 meses

XP lança cartão de crédito sem anuidade e com cashback maior do que Banco Inter e Méliuz

Saiba mais sobre a invasão do vírus que rouba contas bancárias

De acordo com o diretor de pesquisa da Check Point, empresa que expôs o problema, o cibercriminoso por trás do Clast82 conseguiu contornar as proteções da Google Play. Isso foi feito usando uma metodologia diferente, uma espécie de manipulação de recursos de terceiros facilmente acessíveis, como uma conta GitHub ou uma conta FireBase, por exemplo. Assim, o hacker se aproveitou desses recursos para desviar as proteções da Google Play Store.

Além disso, o diretor explicou que, depois que descobriu o vírus, a Check Point avisou imediatamente o Google. Como resposta, a empresa removeu os aplicativos invasores da Play Store. Ou seja, não há mais perigo no caso desses aplicativos específicos. Entretanto, o recomendado para quem baixou algum aplicativo com o vírus é a exclusão total deles do aparelho.

Google Play deletou aplicativos afetados

A empresa também anunciou quais foram esses aplicativos comprometidos, em uma ou mais versões, para que você possa identificar caso tenha baixado algum deles. São eles:

  • Cake VPN
  • Pacific VPN
  • eVPN
  • BeatPlayer
  • QR/Barcode Scanner MAX
  • Music Player
  • tooltipnatorlibrary
  • QRecorder.

Além disso, especialistas apontam a importância de ter um antivírus instalado no celular. Também não é suficiente apenas escanear o aplicativo durante o período de avaliação, já que um criminoso pode, e provavelmente vai, mudar o comportamento do aplicativo. Então, cuidado ao baixar qualquer tipo de App, e nunca abra aplicativos secundários sem saber do que se tratam.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: PK Studio / Shutterstock.com

Comentários
Carregando...