Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio Brasil: como desbloquear benefício pelo celular

No mês de abril, o programa de transferência de renda do governo federal, que substituiu o Bolsa Família, o Auxílio Brasil, chegou à sexta parcela, pagando o valor mínimo de R$ 400,00 para cerca de 18 milhões de famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.

Quando foi lançado, eram atendidas aproximadamente 14,5 milhões de famílias, contudo, muitas que se encontravam na lista de espera foram sendo incluídas ao benefício.

Entretanto, algumas pessoas descobriram que foram excluídos do programa e não entendem o porquê.

É provável que você também goste:

Auxílio Brasil: piso de R$ 400,00 é fixado pela Câmara

Auxílio Emergencial: cerca de 500 mil pessoas ainda não sacaram beneficio; consulte com o CPF

Por que fui bloqueado no Auxílio Brasil?

Um dos principais fatores para ter o Auxílio Brasil bloqueado é a desatualização da inscrição no CadÚnico, que é a porta de entrada não só para o Auxílio Brasil, mas para diversos programas sociais. Por ele, o governo obtém informações a respeito dos beneficiários.

Além disso, vale ressaltar que, a cada dois anos, as famílias devem fazer a atualização dos dados no CadÚnico.

Possíveis alterações no quadro familiar também devem ser avisadas, como um falecimento de alguém da família. Por falta dessa informação, mais de 64 mil beneficiários foram bloqueados do programa em janeiro.

A alteração da renda familiar não causa a exclusão imediata do programa, pois, devido à Regra de Transição, a família beneficiária que começar a receber renda superior ao limite imposto para entrar no Auxílio Brasil poderá continuar fazendo parte do programa por 24 meses.

Outro motivo de bloqueio acontece quando o governo verifica inconsistências ou fraudes nos dados informados pelos beneficiários.

Como recuperar meu cadastro no Auxílio Brasil que foi bloqueado?

Caso você tenha sido bloqueado do Auxílio Brasil, precisa aguardar até que uma nova triagem do Ministério da Cidadania seja feita. Todo mês, são efetuadas vistorias e através delas o acesso a quem teve o benefício suspenso, pode ser liberado.

Por isso, é necessário, juntamente com a documentação exigida, atualizar todos os dados no CadÚnico e revisar as exigências para fazer parte do programa social.

Quais documentos são necessários para regularizar o cadastro?

Os documentos necessários para regularizar e atualizar o CadÚnico são:

  • CPF;
  • RG;
  • Carteira de Trabalho;
  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI) para famílias indígenas e quilombolas;
  • Comprovante de residência recente (dos últimos três meses).
  • Título de Eleitor.

Como desbloquear o Auxílio Brasil pelo celular?

Em geral, não existe uma plataforma onde o beneficiário pode requerer o desbloqueio do pagamento. A atualização do cadastro no CadÚnico deve ser feita presencialmente no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

Contudo, é possível, por meio do aplicativo (disponível para Android e iOS) ter acesso a informações como local de cadastramento mais próximo e conferir se o seu cadastro está desatualizado.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com