Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio-gás começa a ser pago nesta segunda-feira (27). Saiba se você tem direito

No último dia 22, o presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que abre crédito especial de R$ 300 milhões para custear o Auxílio-gás.

A princípio, em decorrência das fortes chuvas, o Governo Federal iniciou hoje (27) o pagamento do auxílio-gás para famílias de 100 municípios fortemente atingidos pela chuva na Bahia e em Minas Gerais. Serão atendidas pelo benefício pessoas que vivem em regiões que decretaram estado de calamidade em razão de inundações, alagamentos, enchentes e deslizamentos de terra causados pelos temporais. Todavia, para receber o auxílio, é necessário que a família esteja cadastrada no programa Auxílio Brasil. De acordo com o governo, mais de 100 mil famílias serão atendidas.

É provável que você também goste:

Vale-gás federal: lei é sancionada por Bolsonaro

Vale-gás nacional: quem recebe Auxílio Brasil pode ter os dois benefícios ao mesmo tempo?

Auxílio Brasil deve incluir 3 milhões de pessoas que receberam auxílio emergencial

Todos os beneficiados serão informados pelos aplicativos do Auxílio Brasil e do Caixa Tem. Confira a lista completa de municípios que devem ser beneficiados com o auxílio-gás em dezembro.

Os demais brasileiros contemplados pelo programa iniciarão o recebimento a partir do dia 18 de janeiro.

Quem tem direito ao auxílio-gás

Terá direito ao benefício famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo (hoje o mínimo está em R$ 1.100).

Também serão atendidas famílias que tenham, entre os moradores do mesmo endereço, pessoas que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC), um benefício assistencial pago a idosos e deficientes físicos de baixa renda.

O pagamento do auxílio-gás será feito a cada dois meses e dará preferência às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.

Algumas alterações foram solicitadas na Câmara dos Deputados, mas o deputado Christino Aureo (PP-RJ) rejeitou a mudança alegando que essas mudanças bloqueariam uma “importante fonte de recursos para o custeio do auxílio Gás dos Brasileiros, para que o programa alcance o máximo possível de famílias em situação de vulnerabilidade social”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: renata sattler colella / Shutterstock.com