Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Auxílio-Taxista pode demorar mais do que o imaginado

O Ministro-chefe da Casa Civil afirmou que ainda não há previsão de quando acontecerá o início dos pagamentos do Auxílio-taxista

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Em entrevista na última quinta-feira (21), Ciro Nogueira, Ministro-chefe da Casa Civil, afirmou que ainda não há previsão de quando acontecerá o início dos pagamentos do Auxílio-taxista. O benefício, previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Bondades, irá contemplar os motoristas de táxi até dezembro deste ano.

“Taxista é um pouco mais complicado, porque nós não sabemos quantos existem no Brasil, não existe esse cadastro. Os caminhoneiros nós temos a base de dados da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres)”, explicou o Ministro em entrevista para a emissora SBT.

Contudo, alguns detalhes do benefício já foram anunciados. De acordo com informações oficiais, será destinado pelo governo até R$ 2 bilhões para o Auxílio-taxista. Ademais, será feito o repasse de seis parcelas, que serão pagas entre agosto e dezembro de 2022.

Adiantamento dos pagamentos

Ciro Nogueira também abordou o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil. Esta semana, membros do Executivo sinalizaram que o benefício pode ser pago ainda na primeira quinzena de agosto.

“Nós colocamos como data ideal o dia 9 do mês de agosto e estamos fazendo todo o esforço do mundo para que a gente consiga cumprir essa data. Mas se não for, vai ser por um ou dois dias, no máximo”, disse Nogueira, ratificando que a antecipação irá ocorrer, ainda que a confirmação não tenha sido publicada na portaria do Diário Oficial da União na quarta-feira (20).

Pix Caminhoneiro

Durante a entrevista concedida ao SBT, Ciro Nogueira ainda falou sobre o Pix Caminhoneiro. Segundo ele, este benefício, que é destinado aos caminhoneiros autônomos, deve ser executado com mais rapidez.

“São menos pessoas. Então, a nossa expectativa é que talvez a gente consiga pagar, isso estar disponível antes até do Auxílio Brasil. É questão de poucos dias. Podemos trabalhar, por exemplo, com dia 5 para os caminhoneiros e dia 9 para o Auxílio. Não está fechado, mas é uma perspectiva e uma data que nós estamos trabalhando”, destacou o ministro.

PEC das Bondades

Estes e outros benefícios fazem parte da PEC das Bondades, onde R$ 41,2 bilhões fora do teto de gastos serão destinados para a ampliação do valor de programas sociais já existentes, como o Auxílio Brasil e vale-gás, e a criação do Auxílio-taxista e Pix Caminhoneiro.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com