Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Contribuinte já pode baixar programa da declaração do IR. Veja os prazos

Prazo para envio de declaração começa nesta segunda-feira (1º).

Todos os anos, milhões de brasileiros se preparam para realizar o Imposto de Renda. E em 2021, o processo já se iniciou. Assim, desde a última quinta-feira (25), contribuintes já podem baixar o programa de preenchimento e de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021. O programa para computador estará disponível na página da Receita Federal na internet.

Dessa forma, o prazo de entrega do IR 2021 começou nesta segunda-feira (1º), às 8h, e se estende até as 23h50min de 30 de abril. Neste ano, a expectativa do Fisco é de receber até 32.619.749 declarações. Além disso, segundo estimativas da Receita Federal, 60% das declarações devem ter restituição de imposto. Já 21% delas não terão imposto a pagar nem a restituir, enquanto 19% terão mais imposto a pagar.

É provável que você também se interesse:

Como declarar o saque emergencial do FGTS no Imposto de Renda 2021?

Você já ouviu falar do Seguro Viagem para COVID-19?

Banco PAN libera cartão de crédito sem anuidade que aceita negativados

Contribuinte já pode baixar programa da declaração do IR. Veja os prazos

Com isso, assim como no ano passado, serão pagos cinco lotes de restituição, de modo que os reembolsos serão distribuídos em datas diferentes. O primeiro lote será em 31 de maio, o segundo em 30 de junho, o terceiro em 30 de julho, o quarto lote em 31 de agosto e, por fim, o último lote em 30 de setembro. Lembrando que, quanto antes você enviar a declaração, maiores as chances de receber nos primeiros lotes.

As regras para a entrega da declaração do Imposto de Renda foram divulgadas ainda na última quarta-feira (24). Dessa forma, a Receita Federal informou que, entre as principais novidades, está a obrigatoriedade de declarar o auxílio emergencial para quem recebeu mais de R$ 22.847,76 em outros rendimentos tributáveis. Outra mudança é a criação de três campos na ficha “Bens e direitos”, para o contribuinte informar criptomoedas e outros ativos eletrônicos. A Agência Brasil é responsável pelas informações.

Prazo para envio de comprovante de rendimentos já acabou

Por fim, até a última sexta-feira (26), as empresas, os bancos, as demais instituições financeiras e os planos de saúde eram obrigados a fornecer os comprovantes de rendimentos. Entretanto, o contribuinte já pode adiantar o trabalho e juntar documentos como contracheques e recibos, no caso de rendimentos, e notas fiscais usadas para comprovar deduções do Imposto de Renda 2021. Se você não recebeu a notificação de sua empresa, banco e outras instituições sobre o comprovante de rendimentos, entre em contato o quanto antes.

Enfim, gostou da notícia sobre o Imposto de Renda?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital o YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock.com