Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco ameaça reduzir limite de clientes que não utilizarem o cartão

Seu cartão de crédito está guardado a muito tempo? Cuidado, você pode perder o seu limite. Clique para entender.

Recentemente, vimos uma série de bancos promovendo uma redução no valor do limite do cartão de crédito dos seus clientes. Geralmente, o motivo é ajudar as pessoas a manter o controle da sua vida financeira. Entretanto, agora a razão é bem diferente.

O Nação BRB Fla é o banco digital oficial do Flamengo, em parceria com o Banco de Brasília (BRB). Com ele, os torcedores do time carioca podem aproveitar diversos benefícios, como a anuidade gratuita vitalícia para os cartões de crédito.

Os plásticos são personalizados com as cores e o escudo do clube e podem ser de 4 tipos: Internacional, Gold, Platinum e Black. Entretanto, a liberação do cartão e do limite vai depender da análise de crédito que o banco fizer do cliente.

Veja também:

Aplicativo do Bradesco fica fora do ar nesta sexta-feira (06) e revolta clientes

Banco reduz limite por falta de uso

Nos últimos dias, os clientes do Banco do Flamengo que possuem cartões de crédito estão recebendo um comunicado da instituição. De acordo com ele, o Nação BRB Fla, por motivos de segurança, vai reduzir o limite do cartão.

Celular em cima de um teclado de computador com logo do BRB na tela
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Contudo, o usuário que quiser manter o teto de gastos do seu plástico pode evitar o corte de uma forma super simples. No e-mail para os clientes, o banco deixa claro que quem usa os cartões com frequência não corre o risco de sofrer um corte no limite de crédito.

Os clientes que possuem contas no Banco do Mengão e utilizam pouco o seu cartão podem ficar tranquilos. Apesar do corte no teto de gastos, as informações dão conta de que nenhum outro benefício da conta vai mudar. 

Por que o banco fará o corte?

O comunicado da instituição financeira afirma que o corte de limite é uma situação de segurança do usuário. Entretanto, é possível que outros motivos estejam por trás dessa decisão. Por exemplo, um cartão só é rentável para o banco quando o cliente o usa com frequência.

Assim, não faz sentido para o banco manter vários clientes com limite alto, mas que não usam o seu plástico. Dessa forma, a decisão pode ser uma forma de incentivar os consumidores a usarem o cartão e melhorar o retorno financeiro da operação. 

Imagem: Theethawat Bootmata / Shutterstock.com