Banco anuncia que irá banir transações com criptomoedas
Descubra qual o banco que decidiu proteger os clientes ao banir transações com criptomoedas. Leia mais para entender essa importante medida!
O grande banco Chase, parte do grupo JPMorgan, tomou uma decisão polêmica. Na última terça-feira, 26, a instituição, sediada no Reino Unido, decretou um bloqueio total para qualquer transação que envolva criptomoedas. O motivo apontado foi o crescimento de fraudes e golpes que envolvem esses ativos.
Um porta-voz do banco, em entrevista ao CoinDesk, ressaltou que a decisão foi motivada por um aumento significativo nas fraudes relacionadas a criptomoedas que têm como alvo os consumidores do Reino Unido. Essa medida visa impedir a compra de criptomoedas com um cartão de débito Chase e proibir qualquer transferência de dinheiro de uma conta do banco para um site de criptomoedas.
Quando começa o bloqueio do banco?
A partir do próximo dia 16 de outubro, os clientes do Chase no Reino Unido não poderão mais realizar qualquer tipo de transação que envolva o uso de criptomoedas. Dessa forma, o banco proibirá atividades como compras feitas com cartões de débito ou mesmo transferências bancárias.

O banco anunciou que notificará os clientes sobre a recusa diante de uma tentativa de transação com criptomoedas. A instituição justificou a ação como uma maneira de proteger seus clientes e manter seu dinheiro seguro, conforme declarado em um comunicado.
Os golpes com criptomoedas estão em crescimento?
O porta-voz do Chase mencionou os dados apresentados pela agência britânica de relatórios de fraude, a Action Fraud. Dessa maneira, segundo a agência, o prejuízo dos consumidores do Reino Unido com fraudes envolvendo criptomoedas teve um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior, somente em maio de 2023.
Contudo, contrapondo esse dado, a Chainalysis revelou que o volume de dinheiro perdido em golpes cibernéticos no primeiro semestre deste ano foi de US$ 3,3 bilhões, menor que o registrado em 2022.
Criptomoedas no Reino Unido
No Reino Unido, criptomoedas como o bitcoin e o ether ainda são amplamente não regulamentadas. Entretanto, os reguladores estão avaliando a melhor forma de supervisionar essa classe de ativos.
Veja também:
PicPay está oferecendo o iPhone 15 por um preço muito vantajoso; corra para aproveitar
Ademais, em uma tentativa de combater a má representação, as empresas de criptomoedas que operam no Reino Unido terão que seguir novas regras impostas pela Autoridade de Conduta Financeira. As novas regras valem a partir de 8 de outubro. Além disso, deverão seguir uma proibição de promoções do tipo “indique um amigo”.
Imagem: stockphoto-graf / shutterstock.com