Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Como descobrir se um banco ou financeira é autorizado pelo BC?

Veja um passo a passo bem simples e tire todas as suas dúvidas.

0

Muitas pessoas têm medo de cair em golpes financeiros na internet, especialmente no que diz respeito a empréstimos. Portanto, na hora de fechar um contrato ou fazer qualquer tipo de transação financeira com um banco ou instituição, pode surgir a dúvida: será que essa empresa é legítima e autorizada pelo Banco Central? Mas a boa notícia é que existe uma forma muito fácil de checar se uma financeira ou um banco está autorizado a funcionar pelo Banco Central. Para saber mais, confira a seguir!

É provável que você também goste:

Pix supera transações em cartão pela primeira vez, aponta Banco Central

Valores a Receber do Banco Central: 1,3 mil têm mais de R$ 100 mil para resgatar

Como descobrir se um banco ou financeira é autorizado pelo Banco Central?

Assim, existe um jeito rápido e fácil de conferir se uma financeira, cooperativa ou banco estão autorizados a funcionar pelo Banco Central. Isso é importante para você contratar operações somente com instituições autorizadas e, assim, evitar golpes e fraudes financeiras. O Banco Central até criou um vídeo explicando o passo a passo desse processo:

Para isso, basta acessar o site do Banco Central (bcb.gov.br). Bem no meio do site, você visualiza a área de serviços. Clique na aba “Cidadão”, e depois em “Encontre uma instituição”. Quando você entrar nesta página, o Din, o assistente virtual do Banco Central, vai aparecer para oferecer ajuda. O assistente fica localizado no canto inferior direito da página. Clique nele e escolha a opção “Pesquisar um banco autorizado”.

Agora, é simples. Basta digitar o nome do banco ou instituição. Se o Din não encontrá-lo, ou essa instituição não existe, ou não está autorizada a funcionar pelo Banco Central. Por outro lado, se o Din encontrar o que você está procurando, vai retornar para você o CNPJ, o site e o telefone da ouvidoria da instituição em questão. Dessa forma, você pode buscar as informações que precisa diretamente com o banco.

Por fim, o Banco Central dá um alerta importante: geralmente, quando você procura o BC para conferir se a instituição financeira é autorizada é porque está buscando um empréstimo, mas foi solicitado o pagamento adiantado para ter acesso ao crédito. Então, essa é uma forma de conferir se esta solicitação faz sentido. E a verdade é que isso é um golpe. Nenhum banco, financeira ou instituição vai pedir a você qualquer tipo de antecipação para liberar empréstimo, ok?

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Jo Galvao / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar