Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix supera transações em cartão pela primeira vez, aponta Banco Central

0

O Pix é um verdadeiro sucesso desde o seu lançamento em novembro de 2020. E agora, a solução de pagamentos do Banco Central (BC) alcançou um novo marco. No 4º trimestre de 2021, o número de transações via Pix superou a quantidade de movimentações com cartões de crédito ou débito no Brasil.

É provável que você também goste:

Mesmo com greve de servidores, Banco Central diz ter planos para manter Pix e Selic

Pix: mulher recebe R$ 100 mil por engano

Ferramenta mostra locais que fazem Pix Saque e Pix Troco

Pix supera transações em cartão pela primeira vez, aponta Banco Central

Em suma, essa foi a primeira vez que o Pix liderou o ranking dos instrumentos de pagamento mais utilizados no Brasil. A grande parcela de transações ainda é composta por transferências entre pessoas físicas. Entretanto, os números apontam uma forte adesão à ferramenta do Banco Central.

De acordo com especialistas, o Pix deve seguir em sua trajetória de crescimento. Entretanto, há fatores relacionados a segurança e tecnologia, que podem limitar o aumento.

Segundo os últimos dados do Banco Central, as transações através do Pix, somaram 3,89 bilhões nos últimos três meses de 2021. Ou seja, houve uma alta de 34% em comparação com trimestre anterior.

Ademais, as movimentações com os cartões também apresentaram alta. Entretanto, em um ritmo mais devagar. Em suma, foram 3,85 bilhões no débito, uma alta de 9%, e 3,73 bilhões no crédito. Ou seja, houve um aumento de 12%. Já os cartões pré-pagos aumentaram 20%, para 1,92 bilhão de operações.

De acordo com os dados do Banco Central, desde que houve a criação do Pix, as modalidades de transferência de valores como o TED, TOC e intrabancárias foram as que mais perderam terreno. Por fim, no último trimestre, foram 294 milhões de operações por meio do TED, por exemplo, uma diminuição de 50% em um ano.  

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar