Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Banco Central: confira o passo a passo para sacar dinheiro esquecido

No dia 2 de março de 2022, o Banco Central divulgou o passo a passo para que as pessoas físicas e empresas efetuem o saque do dinheiro esquecido em instituições financeiras.

Na próxima segunda-feira, dia 7 de março, terá início o agendamento dos saques para pessoas nascidas antes de 1968 e para empresas abertas antes deste ano.

É provável que você também goste:

Banco Central orientará órfãos e viúvos sobre como sacar valores esquecidos

Golpe do WhatsApp: Mensagem promete resgate do dinheiro no Banco Central

Valores a receber do BC: próxima fase contará com mais de 7 tipos de dinheiro esquecido

Segundo divulgado pelo Banco Central em seu balanço mais recente, ao menos 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas consultaram o sistema de consultas gerado para resgate do dinheiro esquecido. Desse número, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas encontraram valores a receber.

O site, nos casos em que havia saldos residuais a receber, informou a data e o horário em que o usuário deveria voltar para agendar a retirada. Para essa etapa, será necessário ter conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro.

Passo a passo de como retirar o dinheiro esquecido

Para retirar os valores esquecidos, é necessário seguir os passos a seguir:

Passo 1

Acesse o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque indicado na primeira consulta. Aquele que esqueceu a data pode realizar novamente o processo, sem necessidade de esperar até o dia 7 de março.

Passo 2

Faça o login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Caso ainda não tenha conta em um desses níveis, deverá efetuar com antecedência o cadastro ou aumentar o nível de segurança (caso tenha conta tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br (disponível para Android e iOS). 

O Banco Central sugere ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia em que for agendar o resgate.

Passo 3

Leia e aceite o termo de responsabilidade.

Passo 4

Conferir o valor a receber, a instituição financeira que deverá devolver a quantia e a origem (tipo) do valor a receber. 

Se preciso, o sistema oferecerá informações adicionais; já que na primeira etapa da consulta apenas era informada a existência de valores a receber, sem mais detalhes.

Passo 5

Clique na opção indicada:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. Nesse caso, o correntista deve escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e salvar o número de protocolo, caso necessite contatar a instituição.

“Solicitar via instituição”: nessa opção o usuário deve entrar em contato com a instituição financeira por meio através do e-mail ou telefone indicado para acertar como será efetuada a retirada do dinheiro, já que nessa modalidade não há possibilidade de devolução via Pix.

Atenção: Na página onde constam informações dos valores a receber, o usuário deverá verificar os canais de atendimento da instituição financeira clicando sobre o nome dela.

Calendário dos Valores a Receber

O cronograma de agendamento acontecerá da seguinte forma:

Data de nascimento (pessoa)

Data de criação (empresa)

Período de agendamento (consulta e resgate)

Data de repescagem (para quem perder a data agendada)

Antes de 1968

7 a 11 de março

12 de março

Entre 1968 e 1983

14 a 18 de março

19 de março

Após 1983

21 a 25  de março

26 de março

 

Caso o usuário perca o dia em que foi agendado, haverá a repescagem nos dias mencionados acima, das 4h às 0h. E se ainda assim o usuário perder a repescagem, poderá solicitar o resgate a partir do dia 28 de março, independentemente da data de nascimento ou fundação da empresa.

A instituição financeira terá, no máximo, até 12 dias úteis para realizar a transferência após a solicitação de saque. A previsão é que os pagamentos efetuados via Pix aconteçam com mais rapidez.

Na primeira fase estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos. Em maio, uma nova rodada de consultas disponibilizará mais R$ 4,1 bilhões.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com