Banco é MULTADO por ter filas de mais de uma hora em agência
Denúncias de clientes em relação à demora no tempo de atendimento em uma agência levou um banco a ser multado. Saiba mais!
Uma instituição financeira recebeu multa por causa da demora no atendimento dos clientes em suas agências. Nesse sentido, o Procon foi o responsável por essa decisão através de várias denúncias dos consumidores para o órgão.
O caso aconteceu em Guarapuava, no Paraná. Com isso, fiscais foram até o banco em questão e a constatação foi de que aproximadamente 10 pessoas esperavam por atendimento por um longo período de tempo. Saiba mais na sequência.
Procon multa banco por demora em atendimento

Não há informações sobre o banco que sofreu multa, porque o órgão não divulgou seu nome. Porém, o Procon constatou que a unidade bancária demorou mais de uma hora para atender mais de 10 pessoas que estavam no local.
Ainda, a legislação municipal de Guarapuava prevê que o tempo máximo de espera dos clientes é de 30 minutos. Logo, o Procon notificou a instituição financeira, e ela terá 20 dias para apresentar sua defesa.
“Por causa desta situação, foi imposta à instituição bancária uma multa de 200 UFM (Unidade Fiscal Municipal), o que equivale a R$ 14.746 conforme previsto na legislação”, informou o Procon sobre o caso.
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Como é possível fazer a denúncia?
Diversas cidades, como Guarapuava, possuem leis que determinam o tempo máximo de espera dos consumidores. Logo, nesses locais, é possível fazer um telefonema para o número padrão do Procon, o 151.
Porém, há um normativo do Sistema de Autorregulação Bancária (SARB) da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), de número 004/2009. Com isso, há a proteção das cidades que não possuem tal lei.
Assim, o documento diz que os clientes devem esperar pelo atendimento por até 20 minutos em dias normais e até 30 minutos em dias de pico. Sendo que estes dias correspondem “a véspera ou dia útil pós-feriado, o último dia útil do mês e do dia 1º ao dia 10 de cada mês”.
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