Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CDB ou LCI do Banco Inter: como comparar?

Tudo o que você precisa saber sobre a diferença entre esses dois investimentos

0

Quando falamos em investimentos, muitas pessoas ainda têm dúvidas bem comuns, como a diferença entre renda fixa e renda variável, o que significa esse tal de CDB, o que quer dizer liquidez diária, entre várias outras questões. Pensando nisso, o Banco Inter resolveu trazer conteúdos simples, mas didáticas, de educação financeira em suas redes sociais.

https://twitter.com/interpig_/status/1390391236100599810

Em uma dessas publicações, o banco conversou com seus clientes sobre CDB e LCI, e como comparar cada um desses investimentos para escolher o ideal para o seu orçamento. Dessa forma, neste artigo, falaremos sobre todas as dicas do banco e algumas outras ideias de como você pode comparar entre esses dois produtos e investir naquele que tem a ver com o seu perfil financeiro. Então, vamos lá!

É provável que você goste também

CASHBACK do C6 BANK é MELHOR que o do BANCO INTER?

Pela primeira vez em 2021, os depósitos na poupança superam os saques

BTG+ continua aprovando clientes com SUPER LIMITES no cartão

73% dos brasileiros com smartphone, usa o sistema de pagamentos Pix

CDB ou LCI do Banco Inter: como comparar?

Quando comparamos os dois, existem dois pontos importantes. O primeiro deles é o rendimento, em função da taxa CDI, e o segundo é a liquidez, que é quanto tempo você demora para poder resgatar a aplicação. Outra diferença importante é que, enquanto o CDB tem Imposto de Renda regressivo (começando em 22% e chegando a até 15% de desconto sobre os rendimentos), a LCI é isenta de imposto, e isso pode fazer uma grande diferença no final das contas.

Se o CDB escolhido rende 100% do CDI, por exemplo, seu rendimento será de 2,65% ao ano, bruto. Contudo, ao descontar o Imposto de Renda, que será de no mínimo 15%, o rendimento será de 2,25% líquido. Já uma LCI que renda 100% do CDI renderia 2,65% ao ano líquido.

Liquidez ou rentabilidade? Saiba qual escolher

Por fim, é preciso comparar a liquidez de cada investimento, ou seja, o tempo de resgate de cada uma dessas aplicações. Em uma das opções do Banco Inter, por exemplo, o LCI DI Liquidez 90 dias, você só resgate o valor 3 meses após o investimento. Já na opção LCI DI 30 meses, o resgate é feito apenas em outubro de 2023 (se fosse investido hoje). O rendimento, porém, também é maior.

Já em relação ao CDB, o Banco Inter oferece opções com liquidez diária, em que você pode resgatar o dinheiro investido quando quiser. Em geral, esse tipo de aplicação também rende menos se comparado a aplicações com liquidez com prazos fechados. Há também opções no App do Banco Inter com liquidez de 130% do CDI, por exemplo, mas com resgate apenas daqui a 2 anos. Basta agora analisar quais são as suas preferências e decidir qual o produto é melhor pra você!

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitterInstagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: rafapress/shutterstock.com

- Publicidade -

Comentários
Carregando...